ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
DIA DE S. JOÃO - Como já é habitual, todos os anos fazemos de 23 para 24 de Junho um convívio com sardinhada e churrasco para comemorar o S. João. Realizou-se em frente da sede e compareceram Gaiatos, Familiares e Amigos, para confraternizar e gozar este dia com alegria e a Tuna Musical da Associação a animar o ambiente pela noite fora. Tudo começou e terminou em beleza, e para o ano vem tu também, que estamos certos que vais adorar.
PARABÉNS AO P.E JÚLIO PEREIRA - No dia 18 de Julho, já lá vão 25 anos da sua vida dedicada a nós, e a Associação dos Antigos Gaiatos fez questão de levar um bolinho e com os elementos da Tuna Musical mais a Família Gaiata, cantar os parabéns ao actual Director desta Casa. Ficou muito sensibilizado com esta nossa atitude e bela lembrança.
DIA DE PAI AMÉRICO - Conforme atempadamente se divulgou pelo jornal "O Gaiato" e pela nossa página do Facebook "Nova Associação Gaiatos", este ano comemorou-se no dia 22 de Julho. Prevíamos um dia cheio de emoções e graças a Deus tudo correu bem, embora desejássemos que estivessem presentes mais irmãos Gaiatos nesta data tão importante para a nossa Família, como é a recordação da partida de Pai Américo para o Céu. Iniciamos com a Assembleia-Geral pelas 09:30 horas, no salão de festas do antigo edifício da Escola. Esta reunião magna dos associados não teve a afluência desejada e vários dos presentes actualizaram as quotas. De forma circunstanciada, foi explicada a orgânica, os objectivos e os projectos imediatos e futuros, assim como se prestou contas da actividade corrente (continuamos com parcos recursos) e foram votados os vários documentos obrigatórios constantes dos estatutos, nomeadamente, o plano de actividades, o balanço e o orçamento para o ano seguinte. Foram efectuados alguns esclarecimentos do modus operandi da associação. À mesa da Assembleia chegou uma só lista e foi lida a "Lista dos órgãos sociais eleitos" para o biénio 2018/2020:
Assembleia Geral - Presidente: António Manuel Valente da Silva; Martinho Armando Alves da Silva; José Fernando Augusto.
Conselho Fiscal - Presidente: Elísio Humberto Oliveira Rodrigues; José Alberto Teixeira Ponte; José Manuel Rodrigues.
Direcção - Presidente: José Miguel Rodrigues; Maurício Álvaro da Encarnação Mendes; Jorge Alvor Cabi Lamba; António de Jesus Godinho; João Armando Fernandes.
A assembleia terminou assim, com o agrado dos associados que souberam reconhecer o esforço e a dedicação que os representantes dos órgãos sociais emprestam à associação, muitas vezes à custa do sacrifício das suas vidas pessoais e familiares.
De seguida, já com muita Família Gaiata que entretanto foi chegando, dirigimo-nos ao Cemitério de Paço de Sousa para depositarmos um ramo de flores na campa do nosso Padre Carlos, que deixou este mundo em 2011 e está no pensamento de todos, descansando no Céu. Regressamos ao cimo da aldeia e continuava à entrada da antiga Escola o lançamento do 1º livro editado pela Associação dos Antigos Gaiatos do Norte, cheio de beleza, com poemas, retalhos de vida, fotos e ilustrações, da autoria e em colectivo por antigos Gaiatos. O P.e Júlio escreveu um elucidativo prefácio. A D. Maria Angélica um testemunho de professora e "mãe adoptiva" de muitos "Batatinhas" Gaiatos, e a Mara, neta da Obra da Rua, colaborou com belas ilustrações. "Este é o livro da minha vida", escutamos e vimos tanta alegria nos olhos emocionados de alguns irmãos, Familiares e Amigos, alguns vindos de bem longe e que por gostarem tanto de nós, não quiseram perder e estarem presentes neste momento histórico para a Associação. Obrigado amigos de Mondim de Basto, Lisboa, Aveiro, Ovar, Porto, Ermesinde, etc... e da nossa terra de Paço de Sousa. Entretanto aproximava-se a hora para a Eucaristia, o momento marcante deste evento, juntamo-nos todos na Capela, a Casa de Deus. Enaltecemos o verdadeiro sentido inalterável que se assinala neste dia, que é o nascimento de Pai Américo para o Céu. Simbolicamente é depositada uma coroa de flores na sua campa-rasa e fizemos uma curta apresentação dos pontos marcantes deste convívio. A Irene, esposa dum Gaiato, interpretou um belo cântico litúrgico acompanhado em coro espontâneo e deu-se início à Eucaristia, celebrada pelo Padre Júlio e concelebrada pelo Padre Telmo. Na homilia foi realçado o verdadeiro sentido deste nosso encontro de antigos com atuais Gaiatos, familiares e amigos da Obra da Rua, e escutamos palavras de agradecimento à nossa Associação pelo contributo que vem prestando a esta Casa de Paço de Sousa, em especial pelo presidente Miguel para com os actuais rapazes. Os nossos objectivos são estes que aprendemos:
- Por em prática os princípios da Doutrina de Pai Américo;
- Promover a Amizade, Fraternidade e Solidariedade entre os seus membros, consubstanciadas no apoio moral e sempre que possível, material, aos que se encontrem em situação carenciada;
- Estreitar os laços com a Obra da Rua, nossa mãe, prestando à mesma toda a nossa colaboração.
Seguiu-se o almoço no antigo "Refeitório dos Grandes" com aquele ambiente caloroso... à Gaiato. Não faltou o cafezinho no Bar e a Tuna Musical animou a festa até ao fim da tarde. Alguns antigos Gaiatos foram "à peladinha" com os atuais, desenferrujar canetas e encurtar barriguinhas. Entre as 15.00 e as 17.00 horas, o Sr. Padre Júlio abriu as portas do Museu/Memorial Pai Américo e a piscina esteve no seu horário à disposição de quem se quis refrescar. Lembramo-nos sempre daqueles que mesmo querendo, por diversos motivos não podem estar presentes, bem como os nossos irmãos que já partiram deste mundo. Agradecemos a colaboração e trabalho desta Casa-Mãe que em conjunto com a Associação dos Antigos Gaiatos do Norte, tudo fazem para receber de braços abertos e que nada falte à Família Gaiata neste especial "Dia de Pai Américo". Jamais esqueceremos as palavras que o nosso Padre Telmo disse de tarde ao microfone a todos: "Dizem para aí que a Obra da Rua vai acabar!?... então não vêem como estamos vivos e unidos?! Como chegam novos Padres para a nossa equipa espalhados pelas Casas do Gaiato em Portugal, Angola e Moçambique?! Como é que pode acabar?... Enquanto a Obra da Rua ostentar a bandeira erigida pelo Fundador, esta Obra nunca acabará.
APRESENTAÇÃO DO LIVRO EM PENAFIEL - A Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte (AAGFN) vem convidar todos para a apresentação do livro "Esses caminhos que andamos..." no coreto do Jardim do Calvário, em Penafiel, no Domingo dia 5 de Agosto de 2018, pelas 15:00 horas.
Elísio Humberto