VINDE VER!
É agora o tempo favorável
Ouve-se dizer que o tempo é um recurso não renovável. O salmista, por exemplo, diz que «passa depressa e nós partimos». Os capitalistas dizem, «tempo é dinheiro». E correndo por alcançar este objectivo, o homem acaba a sua trajectória na face da terra, sem nunca poder agarrar e controlar o seu curso. Os latinos consideravam-o como um fugitivo. "Tempus Fugit" = Tempo foge ou voa. A expressão foi usada pela primeira vez pelo poeta Romano Virgílio: Sed fugit interea, fugit irreparabile tempus («Mas ele foge: irreversivelmente o tempo foge»). Para indicar a sua fugacidade sobretudo quando mais dele temos necessidade.
A acção humana é dependente do tempo. Desde o pensamento à actuação. A educação das novas gerações requer muito tempo. E para que o mesmo seja favorável, é preciso aproveitá-lo bem, ao máximo, empregando todas as forças que sejam possíveis para o alcance dos objectivos preconizados. O tempo que o rapaz passa na Casa do Gaiato deve ser aproveitado com todas as forças. Um dia, outro dia, uma semana, outra semana, um ano outro ano, preparando-se para se enquadrar futuramente na vida social: vida de trabalho, de sacrifícios e de renúncias constantes, num mundo provocador de tendências perversas. O rapaz tem o tempo da escola, o tempo de aprender a trabalhar, e de trabalhar. O tempo para intensificar a sua amizade com Deus Pai e suporte da nossa Obra. Tempo para o recreio, tempo para a convivência familiar. Tempo... tempo... tempo favorável para a sua preparação, para ser um homem no verdadeiro sentido da palavra. E mais ainda, chamado a tornar-se Pessoa cheia de humanidade.
Estamos outra vez na Quaresma. Tempo de graça, tempo favorável para a conversão e penitência. Tempo de arrependimento. Tempo de pôr a vida em ordem. Foi na capela do Mosteiro Mãe de Deus onde decorreu a celebração, ao fim da tarde, de Quarta-feira de Cinzas. Os rapazes estiveram e receberam imposição das cinzas para recordarem a condição humana de pecadores. Como sinal de humildade. Do pó viemos e ao pó voltaremos. Mesmo que em vida se felicitasse por ter tido muitos bens, nada pode alterar o dinamismo da vida.
São quarenta dias de preparação para a solene celebração do Mistério Pascal, da nossa redenção. Na estrada há obstáculos a transpor, há o companheiro que pede para agires contra a voz da tua consciência. Toma cuidado. A conclusão é de Pai Américo: «Ora aqui tendes que ninguém vos engane com falsas liberdades, porque o nome da palavra é o mesmo. Vós é que haveis de saber distinguir. Conhecer o sinal. Esse sinal está dentro de vós».
Padre Quim