Testemunho

Testemunho da Catequista-Voluntária da Casa do Gaiato de Setúbal

Foi em Outubro 2022 que a nossa viagem, enquanto grupo começou, e aceitei o desafio para preparação para o sacramento do Crisma de 8 rapazes da Casa do Gaiato de Setúbal. Sou catequista há 38 anos, mas foi a primeira vez nesta família que de todos é conhecida, ou falada em Setúbal.

Durante 9 meses incríveis, reuníamos todas as 4as feiras. Cada semana um tema diferente para reflectir e descobrir um pouco mais sobre a nossa fé. Não dava pelo tempo passar e aquela hora - ou por vezes um pouco mais - eram tão gratificantes que, sinceramente, acho que recebia mais do que dava. Bons miúdos, sempre bem-dispostos, genuínos, com carisma.

No início, como seria de esperar, houve algumas resistências, algumas defesas, mas com o passar do tempo e sem dar conta, a proximidade foi tão natural que já fazem parte do meu coração e da minha vida.

No final do percurso e já nas vésperas do dia tão aguardado, fizemos um retiro na Quinta da Boavista com a Irmã Elody da Congregação da Apresentação de Maria, muito vocacionada para a pastoral juvenil e diria que foi o principal momento de viragem.

No dia 2 de Julho foi o dia deles, o dia em que receberam o Sacramento da Confirmação o André, o Carlos Nascimento (Monchique), O Celso, o Epifânio, o Samper, o Samba, O Samuel e o Sidnei.

Foi um dia de festa, estavam felizes, muito felizes e dei conta que sentia um orgulho enorme destes gaiatos. Agora são confirmados e cada um é chamado de acordo com os desígnios de Deus. Sei que vão dizer SIM e peço a Deus que lhes dê um coração grande e forte para superar todas as provações. Serão o que quiserem e tenho a certeza de que o Espírito Santo os encherá com os seus dons. Eu vou estar sempre com eles para o que precisarem, pois, agora também posso dizer que faço parte desta grande família que é a Casa do Gaiato.

Um agradecimento especial ao P.e Fernando que me confiou os seus e agora nossos gaiatos neste percurso!

Teresa Machado 04/07/2023