SINAIS

As nossas matas do Calvário são um pulmão benéfico para toda esta zona de Beire. Sou testemunha do carinho e saber que P.e Baptista pôs na sua formação e crescimento. Há anos, numa noite, a intempérie arrancou pelas raízes algumas belas árvores. Fomos ver e notei no semblante de P.e Baptista uma tristeza grande ao contemplar as raízes apontando o céu. Porém, logo procurou a via de uma nova plantação.

Alguém ficou admirado por não termos doentes com epidemia. Será o ar purificado? Será.

* * *

No presente, não temos crianças portuguesas nas nossas Casas. Temos somente rapazes africanos. As crianças da nossa terra são entregues a famílias de acolhimento.

Em 1963 foram dois padres, cada um com 10 rapazes, num grande navio que levou também toda a tralha. Uns, para Malanje; outros, para Benguela. E lá fundaram duas Casas do Gaiato que brilham na luz dos caminhos de Pai Américo.

Sinto que está chegando a hora de partirmos de novo. Temos já lugar marcado - musseques e favelas...

* * *

No final destes SINAIS, caiu do Céu uma notícia feliz e radiante de Luz: Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda, hoje, na apresentação do sr. P.e Alfredo pelo termo do ano sabático, concordou com a sua entrega à Obra da Rua. Notícia feliz - para a nossa Obra e todos nós. Rejubilemos!

Padre Telmo