SINAIS

Fazer anos é bonito... parabéns a você e apagar a vela. Mas fazer 94, é um disparate. O que vou fazer com eles? Tantas coisas bonitas podia ter feito... tantos dias perdidos... espero o perdão do Senhor.

Tinha pensado passar o monte de anos à beira-mar - sentado numa rocha e vendo as ondas a bater na praia e mais uma vez o Dr. Henrique Manuel me passou uma rasteira. Mas - agradeço a todos - foi bonito. Belo o vosso carinho e amizade. Tudo ternura.

Isto me levou a sentir a situação da nossa Obra: em Benguela, o senhor Padre Manuel já cansado; em Setúbal, o senhor Padre Acílio, doente; eu, velho.

O Pai Américo foi um apaixonado pelos rapazes e pelos pobres, vamos pedir-lhe que nos mande um sacerdote também apaixonado. Sem esta paixão, nada.

Comigo foi assim: Pároco, capelão de barragens e meio missionário... mas houve um pequeno jornalzinho, que entrava clandestinamente no seminário de Bragança e eu lia apaixonadamente - todas as quinzenas... A Fonte. Esta, continua nos livros do Pai Américo, é fácil beber!

Pode ser um milagre para a Beatificação do nosso Pai Américo - Pode.

Padre Telmo