SINAIS

Dois livros: O Calvário [Páginas Escolhidas e Documentário Fotográfico], de Padre Baptista e Gestos de Misericórdia, do Padre Acílio - são duas grandes marteladas, como diria o nosso Padre Américo.

«Não consigo ler sem que as lágrimas me caiam.» Como este, são tantos os testemunhos...

Gestos de Misericórdia também presente todas as quinzenas no Jornal O GAIATO, com rubrica Património dos Pobres. É sino que bate e grita bem alto as angústias de tantos irmãos nossos. Recebi notícias de melhoras do Padre Acílio... Graças. A presença do Património dos Pobres em cada quinzena, no nosso O GAIATO, não pode faltar.

As páginas de O Calvário são vivências dolorosas de tantos irmãos nossos em abandono total e acolhidos pelo Padre Baptista, durante 60 anos, na aldeia do Calvário. Alguns, vi eu, viviam em cortelhos.

Estando em Portugal, por dois anos, substituí o senhor Padre Baptista por motivo de doença. Então me apercebi da sua tarefa grandiosa na orientação do Calvário e sua presença activa em todas as necessidades dos Doentes.

Recordo a minha primeira manhã no pavilhão dos Doentes. Perguntei ao responsável qual a minha tarefa.

- Aqueles dois, que eram do senhor Padre.

Fui ver. Eram dois deficientes profundos!

- Não há como... -, murmurei, assustado.

Compreendi, então, os 60 anos do Padre Baptista.

Padre Telmo