SETÚBAL

Peço uma mãe

É sintomático da forma como a Igreja vive o Evangelho, a ausência de resposta efectiva ao meu pedido duma mãe, há tanto tempo, na frente das colunas do Famoso.

Precisamos de uma Mãe. Uma Casa de rapazes sem mãe não é família e uma família sem mãe é como um aborto.

Há praí muitas casas com directoras, educadoras, vigilantes e professoras, cozinheiras e mulheres de limpeza, mas sem mãe, qualquer casa não tem o carrinho maternal que as enche e fecunda e lhes dá aquele toque que as torna familiares, muito menos uma Casa do Gaiato.

Se te sentires chamada não olhes nem para trás nem para o lado. Avança sem medo e vem experimentar que terás, te garanto, um coração cheio.

Bicicletas

Os mais pequenos gozaram férias na Arrábida durante o mês de Julho. Regressaram no princípio de Agosto mas as férias continuam. A piscina duas horas por dia e, nos fins-de-semana não basta este precioso recreio há também bicicletas.

Muito gostam os pequenos destes brinquedos! O jardim tem várias ruas calçadas e é um rico sítio para eles pedalarem uns atrás dos outros. Fazem corridas, experimentam a velocidade e o equilíbrio ao som de gritos, risadas e discussões. Também me dá prazer contemplá-los naquela doidice do jubilo!... Há dias ia havendo um desastre e a senhora que os observava assustou-se e veio prevenir-me: As bicicletas não podem andar sem travões. Rafael que os tutela atalhou logo ao sentir a aflição da senhora: Esteja descansada que já todas travam.

É muito útil que as crianças tenham noção experimentada do que é o equilíbrio e o gozem por si próprias.

Pe. Acílio