SETÚBAL

Peço uma mãe

Não tive ainda qualquer resposta: Estou eu aqui. Não senhores, até hoje quem podia não se prontificou ou não soube da minha aflição. Peço aos meus queridos leitores que façam eco desta minha angústia.

Uma Casa do Gaiato não pode existir sem mães. As nossas próprias empregadas aprendem a dar um pouco da sua maternidade aos rapazes.

Garantimos a qualquer mulher que, por amor a Jesus, renuncie a si mesma, tome a sua cruz e siga o Senhor nesta Casa, e nesta Obra. Nada lhe faltará, nem muitas tribulações.

Com um sacerdote meu amigo, passou por aqui uma senhora com aspecto de madura, livre mas ainda com um filho de 20 anos a precisar da mãe. Ela é catequista na sua paróquia e trabalha para ganhar a vida. Uma pessoa assim tinha todos os predicados, mas o seu filho, pela idade, não a liberta.

Aí vai o meu testemunho: eu nunca pensei ser tão bem tratado pela Providência! Nunca! Amar a pobreza e os pobres são o melhor caminho para conhecer, experimentar e fruir o Amor de Deus!

Agricultura

Além da nossa horta, abundante sempre, nós fazemos duas culturas marcantes no ano. Uma, no princípio do Outono, azevém e outras ervas para o gado; e milho, no fim da Primavera.

A sementeira do milho tornara-se muito demorada, por causa da preparação da terra com as lavouras, embora as charruas tenham duas aivecas.

Este ano compramos uma alfaia que, além de aproveitar melhor os nutrientes espalhados na terra e não absorvidos das últimas sementeiras, é muito mais rápida, economiza o gasóleo e os tractores dão ainda mais descanso aos rapazes.

Chama-se XL.

O que demorava um mês, fizémo-lo em quinze dias!

Nunca acabamos a sementeira do milho tão cedo como este ano e são quinze hectares.

Obrigado a quem nos ajudou a adquirir tão boa ferramenta.

Padre Acílio