SETÚBAL

Pedido de mães

São algumas as mães das nossas Casas que já partiram para o Céu. Nunca lhes faltou nada, nem para socorrer a sua saúde nem amparo na doença. Nunca. Deus tem estado sempre presente. Nada lhes faltou.

Pobres, humildes, caladas mas sempre com o nosso carinho ao nível de quem ama a Pobreza. Nada de miséria, sempre nobreza e dignidade.

A mãe de uma família numerosa é uma mulher comida pelos filhos, atormentada pelos desvarios deles, sempre sonhando o que há de melhor para cada um.

A sua espiritualidade nasce da Fé, da sua correspondência ao chamamento divino, da sua entrega aos rapazes e aos pobres que nos batem à porta. Sempre que o tempo permite tem a Missa diária e a oração do Terço com os rapazes como alimento espiritual da sua vida.

A pobreza em espírito e não a pobreza de espírito ou o espírito de pobre vive-se em contacto real e constante com a pobreza viva de muita gente.

A castidade é a doação maternal e viva aos rapazes e aos pobres e a comunhão com as trágicas situações dos pequenos e grandes que com elas vivem e dos que batem às nossas portas.

A obediência está na assunção pessoal das alegrias e tristezas e dos insucessos dos que as rodeiam. É um ideal de grandeza nunca vista na história da Igreja, apontada ainda antes da luz cintilante do Vaticano II.


A nossa escola em quarentena

Antes da organização ministerial, nós começamos, logo que a escola oficial fechou, a ter aulas pela Porto Editora. Agora valemo-nos da mesma fonte, das lições dadas pela televisão e pelos computadores. Graças a Deus que os temos e chegam para todos. Instalados numa única sala onde o monitor vê os programas, vigia e ampara os alunos.

Sei de um município onde a Câmara Municipal forneceu equipamentos informáticos a todos os alunos e de outra que se propôs fazer o mesmo, apresentando 800 computadores. Veio a verificar-se que somavam 8500 os alunos que não tinham estes aparelhos.

Numa escola do primeiro ciclo frequentada por várias centenas de alunos, os nossos três, são os únicos que, no dizer de uma professora dessa escola, apresentam, via e-mail, os testes e os trabalhos de casa, pontualmente.

Padre Acílio