SETÚBAL

Artes

Faz parte do nosso projecto educativo conduzir os rapazes para todos os campos do bem e do belo ainda que o caminho seja longo; e ajudá-los na persistência do seu ideal.

Contaram-me (eu não vejo televisão por falta de tempo) que o Luís Aleluia se derreteu em elogios à Casa do Gaiato e à minha pessoa, em entrevista, há pouco havida, num dos canais televisivos mais à mão dos portugueses.

O artista que este Senhor é, deve-o aos seus dotes naturais que encontraram, da sua parte, uma colaboração genial. Não foi a Casa do Gaiato que lhe deu essas faculdades. Elas estavam na sua pessoa, nós apenas o ajudámos a descobri-las.

Ele é hoje um grande artista no palco e no ecrã mas, mais que isso, um homem enriquecido por uma gratidão inapagável à Casa do Gaiato, por um papel de pai amorosíssimo com dois filhos e uma ternura indisfarçável com sua esposa.

Esta grandeza de homem ultrapassa, para mim, a do artista.

Na TV Globo do Brasil encontra-se o Paulo Rocha muito admirado no país irmão o qual não se cansa de repetir, sempre que fala em público, que fui eu, quem o levou para o Teatro Experimental de Cascais, após ter observado a sua queda para a representação.

Na dança o Ivanoel Tavares tem brilhado em todo o País e, até, no estrangeiro com um perfil próprio e uma beleza de gestos admirável.

Agora o Osias que veio de Moçambique por não encontrar lá saída à altura das suas capacidades, vai apresentar varias exposições de pintura com quadros da sua autoria a começar pelo Teatro de São Carlos em Lisboa, de 8 a 28 de Fevereiro, com outras, já marcadas em vários pontos do País.

Padre Acílio