PELA CASA DO GAIATO DE SETÚBAL

"Não tenhas medo. Serás pescador de homens" (Lc 5,10b).

Em plena vivência da Semana de Oração pelos Seminários, a decorrer nas nossas dioceses portuguesas, não podia deixar de fazer uma breve referência à generosidade com que as Diocese de Setúbal e do Porto, com a boa-vontade e benevolência das respectivas equipas formadoras, demonstraram ao disponibilizar as suas casas de formação sacerdotal para com a nossa Obra da Rua, ao acolherem os dois "seminaristas-gaiatos" que se encontram entre nós, vindos da Casa do Gaiato de Malanje e enviados pelo Arcebispo dessa mesma Diocese Angolana.

Uma nota pessoal que gostaria de "partilhar" pela oportunidade que experienciei ao passar na nossa Casa situada no Kula-Muchito, foi a proximidade "fraterna" que se vivia e vive na relação da Casa do Gaiato de Malanje com o Seminário Diocesano de São José, que a par do testemunho sacerdotal do Padre Rafael, tem "cativado" vários rapazes a solicitar a entrada no Seminário.

Como seminaristas maiores, o Adão e o Paulo sabem da esperança que neles é depositada. Que este tempo de estudos eclesiásticos no Seminário Maior no âmbito da formação humana, espiritual e académica, os marque nas suas opções e vivências de forma que o convite a "ser pescadores de homens" possa ter uma resposta segundo a proposta de Jesus Cristo para o mundo hodierno. E se Deus quiser e eles sentirem esse mesmo chamamento possam realizar a sua missão ao serviço dos mais "pobres" e marginalizados, ou seja, a todos os que se encontram nas ditas "periferias económicas, sociais e existenciais", e porventura servindo na Obra do Pai Américo, se essa for a vocação a que foram chamados!

Com a nossa oração e partilha acompanhemos o Paulo e o Adão, para "sem ter medo", se disponibilizem de coração a "cavalgar as ondas da caridade" e serem "surfistas do amor! (Papa Francisco na JMJ2023)

P.S. — Continuamos a esperar a boa-vontade e generosidade dos nossos caríssimos amigos, benfeitores e leitores do Jornal "O Gaiato" para a aquisição da "carrinha 9 lugares" para fazer face às dificuldades sentidas na logística do transporte para as actividades escolares dos nossos rapazes!

Padre Fernando