PELA CASA DO GAIATO DE SETÚBAL

"Fazer de cada rapaz um HOMEM",

P.e Américo - a Porta Aberta, pg. 51

Todos nós temos uma plena consciência que o nosso "Pai Américo", teve vislumbres de homem muito à frente no tempo, considerando as circunstâncias muito próprias do tempo em que viveu já pensava nesta perspectiva essencial ao desenvolvimento harmonioso da Criança e do Jovem, ou seja, o dever de respeito porque cada Criança é uma pessoa titular de Direitos próprios inalienáveis.

Toda a pessoa, na sua natureza humana, tem necessidades diferentes, mas, comuns. O amor, o sentimento de pertença, de tolerância mútua, a alegria sua e dos outros, o prazer do Bem fazer, complementam aquilo a que todas as pessoas desejam: bem-estar, realização pessoal, profissional e emocional.

Ao saber sentir e viver com e para os Gaiatos, podemos afirmar com toda a propriedade que ele se antecipou de certa forma ao que hoje são as linhas mestras definidas pelo Conselho da Europa na "Estratégia para os Direitos da Criança 2022-2027 - Construir uma Europa para e com as Crianças", em que se promove o direito à participação, escutando e levando em conta as opiniões, as propostas e tendo o seu envolvimento nas decisões que lhes digam respeito.

Nesta linha podemos dizer que se concretiza o Objectivo e Missão de cada Casa do Gaiato! Capacitar os Gaiatos de ferramentas úteis para as suas vidas, para que se tornem adultos responsáveis e felizes em que a experiência vivida na promoção do Bem Comum e a Solidariedade sejam uma realidade e os ajude no futuro que escolherem.

* * *

Na senda da preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, também a Casa do Gaiato de Setúbal teve a "graça" de acolher os Símbolos da Jornada da Juventude: a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que aqui na nossa família, na realidade da nossa vida se tornaram também anunciadores do Evangelho. Foi no passado dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, que pelas 9:30h, eles chegaram no transporte que tem percorrido todas as dioceses portuguesas, e a receber estavam os Gaiatos e amigos, que ajudaram a "montar" a Cruz para ser transportada em procissão juntamente com o ícone de Maria para dentro da nossa tão ornada e bela capela. Claro que, para se receber tão significativas "visitas", o espaço exterior da nossa Casa foi embelezado com fitas e balões de cor vermelha, azul e amarela. Ainda com um painel também colorido com esses tons que serviu para marcar a nossa presença e nos identificar na procissão da tarde pelas avenidas da cidade de Setúbal. Foi um momento bem motivador para todos nós em que muitas pessoas ao nos reconhecer ficavam impressionadas e demonstravam gestos de reconhecimento e carinho para com os gaiatos.

Nesse dia, que marcou o início da visita das insígnias à Vigararia de Setúbal, apenas aqui, na nossa Casa se celebrou Eucaristia com a sua presença. Mais uma honra para nós. Por esse motivo colocamos a intenção de extensão a toda a nossa Obra uma petição de bênção, pois o nosso carisma é eminentemente dedicado à juventude. A vinda até nós, simboliza claramente a atitude de Maria que partiu apressadamente ao encontro de sua prima Isabel, tal como o Pai Américo quer que nos impliquemos numa atitude de saída ao encontro das "Isabéis" de hoje a viverem nas periferias económicas, sociais e espirituais do nosso tempo!

Também fizemos uma petição para que este momento vivido espiritualmente tão intensamente, e rezando em comunidade a oração para a Beatificação do Padre Américo, fosse sinal de esperança para a "glorificação" do nosso fundador!

* * *

A "Obra da Rua" é mendicante mas são os "Padres da Rua" quem pede e não os rapazes.

Como nos sugere o Padre Américo, assim o farei, eu também. Nestas breves letras vinha a solicitar a generosidade dos nossos amigos e leitores na ajuda para aquisição de uma carrinha de 9 lugares para transporte dos gaiatos, pois o presente ano escolar, com a presença em vários estabelecimentos de ensino, tem dificultado a logística para a deslocação deles. O valor é alto. O repto está lançado... a vossa gratidão será ressarcida em plenitude...

Padre Fernando