PAÇO DE SOUSA

CAMPO – Estamos a limpar as bordas dos nossos campos das ervas daninhas e silvas, que são uma praga que se vai espalhando pelos terrenos. Já fizemos a silagem do nosso milho, que será depois para alimentar o nosso gado. Também produzimos espigas para fazer farinha para os animais e milho para as aves. Brevemente serão semeadas as ervas de inverno, que também serão para alimentar o gado.

ESTUFA – O Bruno com a ajuda do «Guga», eu e outros dois rapazes estivemos a capinar as ervas daninhas, para se poder semear e plantar algumas plantas para nosso consumo. Neste momento vamos plantar cebolo. As couves para o Natal já estão em desenvolvimento. Também vou semear caroços de abacate para virmos a ter abacateiros de boa qualidade. De vez em quando vamos lá regar e arrancar as ervas que apareçam.

OFICINAS – Na nossa serralharia estão a fazer-se trabalhos para fora e para Casa. O Mendão com a ajuda do Sr. Prof. Melo estão a pintar os portões novos que fizeram para as casas do Bruno e do Manuel. Também fizeram a reparação e pintura do nosso moinho do milho. A nossa carpintaria tem feito trabalhos para fora, pelo seu mestre Sr. Faustino e pelo António. Os nossos mestres tipógrafos estão a fazer calendários encomendados e outros trabalhos para fora.

FOLHAS – Na nossa Aldeia, como é habitual nesta época do ano, há muitas folhas a cair das árvores, que vamos apanhando com a ajuda da máquina de soprar com que o Paulo «Mudo» as vai juntando. Assim a nossa Aldeia fica mais bonita.

POMAR – As nossas árvores de fruto do pomar têm-nos dado os seus frutos com muita abundância e boa qualidade. Já colhemos figos, ameixas, laranjas. tangerinas e, nesta época, dióspiros. Temos também no pomar aves de capoeira, como as nossas galinhas, e perus. O nosso «Guga» é o seu tratador.

Fausto Casimiro