PAÇO DE SOUSA

VISITAS – Chegado o final do ano lectivo, várias escolas vieram visitar-nos, especialmente os alunos que frequentam as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. No total das Escolas vieram cerca de 500 alunos. Hoje em dia as visitas são menos demoradas. Noutros tempos os alunos passavam connosco um dia inteiro. Actualmente têm em vista visitar outros locais. É sempre bom que fiquem algo sensibilizados e um pouco mais conhecedores do que é uma Casa do Gaiato.

GRÃO – Novamente tivemos a presença de alguns membros do Grão, um grupo de jovens que, nos inícios da sua juventude, sentem o apelo a partilharem algum tempo das suas férias com populações com uma vida pobre, que por sua vez enriquecem estes jovens com outros valores que dificilmente encontram junto de pessoas com uma vida materialmente mais abastada. É um simples fim-de-semana que passam connosco, mas consideram importante esta experiência.

OFERTA – De um amigo recebemos muitas peças cerâmicas para uso doméstico, que tinha armazenadas, e que agora decidiu oferecer. Fomos levantar todas elas, e vamos nós distribuí-las por pessoas pobres que lhes dêem utilidade, bem como pelas nossas Casas. Como ele dizia «o que há no mundo é para todos». Bem-haja.

TIPOGRAFIA – De outro amigo proprietário de uma gráfica, temos recebido ajuda na execução de parte dos nossos trabalhos que, pontualmente, careçam de algum equipamento especial do qual não dispomos. Assim aconteceu agora na reedição do livro «Ovo de Colombo», que sai agora na sua 3.ª edição. Pai Américo desbravou caminho que se tornou uma fonte de admiração e de alegria para todos, especialmente a partir da década de 50 do século passado, com o grande movimento do Património dos Pobres. Neste livro estão os segredos que estão na sua base.

Repórter X