PAÇO DE SOUSA

CELEBRAÇÃO DO DIA 16 DE JULHO — Visto que estivemos neste dia sem energia eléctrica, para manutenção do nosso Posto de Transformação, aproveitámos para celebrar neste dia de aniversário da Obra da Rua, com os nossos Gaiatos mais velhos e os restantes trabalhadores desta nossa Casa do Gaiato de Paço de Sousa, a Eucaristia na nossa Capela, lembrando o nosso Venerável Pai Américo, onde ele está sepultado e venerado, no dia em que se completaram 68 anos da sua partida para a Casa de Deus. Os anos passam, porém a lembrança continuará pois nunca esqueceremos este homem que deixou a sua vida de luxo para se dedicar aos pobres. Pessoas assim é hoje em dia difícil de encontrar num mundo onde o egoísmo toma conta.

BATATA — Terminámos a apanha da batata. Tivemos, graças a Deus, uma boa colheita. Como já tínhamos feito o tratamento prévio para o grelo, antes de colocar a batata nas prateleiras do celeiro, fizemos o tratamento para evitar a borboleta. Foi a primeira vez que fizemos estes tratamentos. Vamos ver agora se valeu a pena ter estes cuidados, para termos batata para todo o ano e em bom estado. A colheita deu-se em manhãs frescas, tendo a participação do maior número possível de rapazes, uma vez que alguns ainda frequentam as suas aulas.

PISCINA — Os nossos rapazes continuam a usufruir da nossa piscina. Também os filhos e netos de alguns dos nossos gaiatos mais velhos vêm fazer os seus banhos, com a devida autorização do chefe da piscina. O calor que se tem sentido motiva ainda mais a procura deste espaço para refresco, os finais da tarde agora são passados aqui, a contemplar a vista da mata, e a dialogar enquanto se bronzeiam na esplanada.

DESMATAGEM — Tivemos de contratar uma máquina capinadeira para limpar o mato e ervas das bordas dos nossos campos, que se desenvolvem rapidamente. O que antigamente se fazia à força de braços, hoje tem de ser feito com máquinas, até porque não temos mão de obra que resolvesse isto que se torna um verdadeiro problema. Com esta limpeza já se torna mais atractivo ir passear até a este espaço, levando o cão a explorar estes ambientes mais naturais.

José Júnior