
PAÇO DE SOUSA
O GAIATO — O próximo número do nosso Jornal não terá a secção Pelas Casas do Gaiato porque será a edição de aniversário, neste caso os 80 anos d'O GAIATO. Quando voltámos atrás parece que passaram uns 10, talvez 20 anos? Mas não, tudo começou há 80 anos, quando foi lançado o primeiro jornal. Quem diria que com todos estes anos e desafios pelo meio, a produção nunca pararia desde então? Pois é bem verdade, o mais recente desafio foi na fase da quarentena, onde pensei que realmente o lançamento quinzenal passaria a mensal ou mais além, mas não, nem isso travou o trabalho de todos os envolvidos. E, claro, os leitores que nos acompanham há várias gerações, e os novos aderentes, são a motivação do nosso trabalho.
VISITAS — Tivemos a visita do 6º ano da catequese de Entre-os-Rios. As crianças e os adultos gostaram muito de nos conhecer. Viram principalmente o nosso Museu, não podendo andar ao ar livre devido à chuva. Trouxeram as suas ofertas de alimentos e duas senhoras catequistas fizeram-se assinantes do nosso O GAIATO.
O seu guia foi o Fausto, que fica muito feliz por estas oportunidades de receber e acompanhar as visitas, podendo pôr em prática os seus longos anos de vida de gaiato, acabando sempre por contar as suas histórias alucinantes desde Malanje a Portugal. Estejam sempre à vontade em visitar-nos e conhecer mais acerca da Obra da Rua. Podem fazer agendamento através dos contactos da Casa, permitindo-nos um melhor acompanhamento ao longo da visita.
O GAIATO áudio — Começámos já a produzir esta nova modalidade do nosso Jornal, cujos artigos podem ser ouvidos no nosso site, sendo para tal necessário que quem o pretenda, se faça assinante d'O GAIATO digital. Em certas circunstâncias pode ser útil esta nova forma de saber o que dizem todos os artigos dos seus Colaboradores. Agradecemos os seus feedbacks e sugestões em vista desta nova possibilidade das novas tecnologias, que num mundo sempre inovador, não temos outra alternativa a não ser acompanhar o seu desenvolvimento tecnológico. Já pensou em ouvir no seu carro o nosso jornal enquanto conduz? Ou quando está a cozinhar? Pois é, agora com esta nova plataforma e funcionalidade, será possível.
QUARESMA — Iniciámos a Quaresma com a celebração da Quarta-feira de Cinzas, como toda a Igreja Católica. Vamos em direcção à Páscoa de Jesus e, pela fé, sabemos que Cristo nos irá também ressuscitar. Este é um tempo de reflexão e arrependimentos, deixar o ódio de parte e toda a inveja que por vezes sentimos. Abrir o nosso coração ao ressuscitar de Jesus, que trará consigo paz a este mundo que tanto precisa, e mais pessoas de coração humilde e puro. Façamos o simples, os pequenos detalhes fazem a diferença no nosso amadurecimento físico e espiritual.
José Júnior