PAÇO DE SOUSA
FALECIMENTOS — É com a mais profunda e sentida tristeza, que a família Gaiato perdeu mais um dos seus frutos. Faleceu o Domingos, antigo gaiato desta Casa de Paço de Sousa e também da de Malanje, onde fez parte da equipa fundadora da Casa que acompanhou o Padre Telmo na sua inauguração. Domingos, do pouco que conheci e das palavras que trocávamos, foi sem dúvida uma pessoa humilde, simpática e de boa aura. O seu funeral aconteceu no cemitério novo de Paço de Sousa, tendo o sr. padre Júlio presidido a cerimónia, com a presença também do sr. Padre Telmo e o sr. Padre José Alfredo.
Faleceu também o sr. Agostinho que durante muitas anos trabalhou na nossa carpintaria, onde ensinou a muitos gaiatos a sua arte de carpinteiro. Antes de falecer disse que queria que fosse um padre da Obra da Rua a fazer o seu funeral, o que veio a acontecer, sendo também esse o desejo da sua família. Foi também o Padre Júlio que o encomendou a Deus. Confiamos que já está no meio dos anjos do Céu.
POMAR — Plantámos cerca de uma dúzia de árvores de fruto no nosso pomar: ameixoeiras, nespereiras, damasqueiros, pessegueiros e cerejeiras… que o Paulo e o Manuel plantaram. Foi necessário substituir algumas árvores por novas árvores da mesma espécie ou diferentes. Sempre tivemos no nosso pomar uma grande fornecedor da fruta, que é dos alimentos que mais falta faz ao nosso organismo.
CARPINTARIA — O sr. Faustino fez um belo banco/caixa para lenha que pessoa amiga nos pediu. A experiência e qualidade é o que descreve este exímio carpinteiro que na base da madeira consegue fazer de tudo. Estou à espera que no nosso lar também possam restaurar as portadas que com o passar dos ano e o desgaste da chuva e humidade necessitam de uma substituição ou então de conservação. É nisso que o nosso carpinteiro é especialista, agora falta ter o tempo e o aval para assim proceder. Realço ainda a nossa disponibilidade para receber mais trabalhos como fazer portas, janelas, mesas, bancos, etc, onde a madeira é a matéria prima principal.
ESTÁGIOS — Neste momento temos alguns Rapazes a fazer estágios decorrentes dos seus cursos. Para além do Joel, que está em vias de ser um técnico comercial, começaram agora o Esmael e o Edmilson que estagiam no ramo da mecatrónica, na zona industrial de Penafiel. Os estágios são uma preparação para a vida do trabalhador, estando já eles a cumprir horários que obrigam a acordar cedo, de maneira a estar a horas no local do estágio. Estão a sair-se muito bem e não há dúvidas que retirarão muito proveito da aprendizagem deste tempo que requer mais sacrifícios, comparado com as aulas normais da escola.
José Júnior