PAÇO DE SOUSA

MUSEU — O primeiro computador utilizado na nossa tipografia está agora exposto no nosso Memorial/Museu Padre Américo-Obra da Rua, instalado na Casa do Gaiato de Paço de Sousa. Também já lá temos a suposta bengala que Pai Américo utilizou para tirar «a foto de indiano» quando era ainda o Sr. Américo de Aguiar, que nos foi oferecida. Pedimos a quem tenha algum objecto ou material ligado a Pai Américo que não o deixe perder-se, podendo entregar-nos para ser colocado no Museu.

TREINOS DE FUTSAL — Em breve, iremos recomeçar os nossos treinos de futsal, que após uma paragem de cerca de dois anos, será um novo começo em busca de repetir a conquista de um campeonato e uma taça, como aconteceu com a geração estreante da modalidade na Casa, nas épocas de 2018/2019 e 2019/2020 que, devido ao covid o campeonato foi interrompido, ficando o nosso título por entregar. Por aí andam os membros desta equipa, que na altura era formada pelo capitão Fadul, e vice-capitão Ratzinquer, Nico, Quintino, Manelinho, Alziro, Nuno e Júnior, não esquecendo o mister Bruno com o seu adjunto Manel.

Ora, desta equipa vencedora, restaram apenas quatro jogadores e os treinadores, serão eles que terão a principal missão de serem os pilares da equipa e neste novo começo ensinar as tácticas e segredos do futsal. O nosso primeiro teste será no mini-torneio que será realizado no novo Pavilhão de Paço se Sousa, para celebrar a sua inauguração.

Deixamos à Junta de Freguesia de Paço de Sousa, pelo seu convite, um agradecimento, podendo contar connosco para este evento a realizar em breve.

GATOS — Após o misterioso desaparecimento da nossa cadela «eva», que afugentava gatos e outros cães ferozmente, não tendo agora os gatos outros animais que ponham alguma ordem na Casa, têm-se instalado descontraidamente, em coexistência pacífica com a cadela idosa «zara», que pela idade que tem já não é capaz de impor respeito.

Ora os gatos instalaram-se bem pela Casa, sendo visível pelo menos uns cinco que de forma surpreendente por cá apareceram. O menos mal é que não atacam, por enquanto, os frangos pequenos que se passeiam à volta da casa-mãe, ficando apenas no seu cantinho.

José Júnior