PAÇO DE SOUSA

A NOSSA ALDEIA - Já está limpa das muitas folhas que foram caindo das nossas árvores. O Paulo «Mudo» com a ajuda da sua máquina sopradora, foi juntando as folhas em montes. Nos sítios mais difíceis, os nossos rapazes foram-nas juntando. No dia seguinte, o Mendão levou o tractor com o reboque, e todos fomos carregando as folhas em monte, com a ajuda de dornas, para dentro do atrelado. Quando estava quase cheio fui o voluntário para calcar as folhas e assim caberem mais. Quando ficou cheio, o Mendão foi descarregar o reboque na estrumeira. Daqui a 15 dias teremos de voltar a fazer o mesmo porque irão voltar a cair mais folhas.

TIPOGRAFIA - Os nossos tipógrafos já estão a fazer o livro do nosso falecido Padre Manuel António, que foi o fundador da nossa Casa do Gaiato de Benguela. O livro é composto por artigos seus n'O Gaiato, desde o início da sua vida de Padre da Rua. Apesar de o nosso mestre Jorge Alvor estar em sua casa por ter sido operado a um pé, a nossa tipografia continua a fazer os seus trabalhos, imprimindo O Gaiato e fazendo outros trabalhos que nos são pedidos para fora. Desejamos-lhe boa recuperação.

ÁRVORES DE FRUTO - No nosso pomar podemos encontrar diospireiros de várias qualidades, de que temos colhido dióspiros para as nossas sobremesas. O dióspiro que os nossos rapazes gostam de saborear mais é o dióspiro maçã. Também temos laranjeiras e tangerineiras que estão muito carregadas, que nos vão fortalecer e ajudar a combater as gripes. Já iniciámos a colheita das tangerineiras de Novembro que temos na nossa mata.

VACARIA - O «Guga» continua a ser o nosso vaqueiro porque o «Meno» está em casa devido a um pequeno acidente de trabalho. Ele cuida muito bem do nosso gado. Também separou os vitelos do restante gado para que possam comer ração própria e não andarem a mamar o leite das vacas leiteiras. Mesmo assim elas vão-se encostando aos tubos que separam os parques para dar leite aos seus filhotes. Esperamos que o «Meno» não demore muito para vir ocupar o seu lugar.

Fausto Casimiro