PAÇO DE SOUSA
VINDIMA - A maior parte dos nossos Rapazes foram vindimar a nossa vinha da mata e os bardos da casa da mata e também as leiras dos campos. Este ano tivemos menos quantidade de cachos de uvas devido ao tempo seco, e a qualidade também foi mais fraca devido ao míldio. Esperamos que, se Deus quiser, a nossa vinha venha a produzir melhor para o próximo ano.
SILAGEM - Já fizemos a nossa silagem de milho para o alimento do nosso gado no próximo inverno. O sr. Marcelo mais o sr. Jorge, com a ajuda do «Meno» e do Paulo «Mudo», cortaram o milho com a máquina de ensilar, e depois de o levar para o silo, foi calcado com um tractor. No final de todo o milho cortado, tapou-se o silo para que a silagem fermente e mais tarde seja dada ao gado.
SEMINARISTA - Um dos nossos seminaristas, o Adão, da nossa Casa do Gaiato de Malanje, veio para cá para continuar e concluir os seus estudos e formação para vir a ser sacerdote da nossa Obra. Ele esteve uma semana connosco e já foi para o Seminário Maior do Porto, para o 1.º ano de Teologia. Para mim foi uma surpresa agradável porque ele é um Rapaz do meu tempo na Casa de Malanje. Desejo que tudo lhe corra bem no Seminário do Porto.
DESPORTO - O nosso mister Bruno, que anda a preparar a equipa de Futsal para o campeonato distrital do Porto, tem feito bons treinos com os nossos atletas, para que estejam em forma e preparados para podermos ser campeões e receber a taça que irá fazer crescer a nossa sala de troféus. O nosso Grupo Desportivo Casa do Gaiato precisa de alguns patrocínios e donativos para cobrir as despesas que já são importantes. Tivemos que instalar iluminação no campo para podermos treinar à noite, para o que tivemos já algumas ajudas, mas que não são suficientes. Agradecemos a quem nos ajudou e a quem nos possa ajudar.
OFICINAS - O nosso mestre
serralheiro, com a ajuda do Paulo «Mudo», estiveram a fazer a manutenção a um
dos nossos tractores, para desmontar o radiador e mandá-lo arranjar. Agora que
já veio, já foi montado por eles próprios, e o tractor está a funcionar
direitinho sem problemas. Também na nossa tipografia se fez a manutenção às
máquinas. E na carpintaria está a ser feita uma vedação para os nossos
jardins.
Fausto Casimiro