OS NOSSOS LIVROS

No seu primeiro texto n'O GAIATO [o Padre Horácio] faz a notícia da doença e morte do seu Gaiato Zé Brio. Este é como que o prelúdio para toda uma vida dedicada aos que mais sofrem.

Deu-se conta da vida de muitos mergulhada na miséria, numa condição mais degradante que a de uma situação de pobreza; afligiu-se com os pobres sem casa, pegando o testemunho deixado por Pai Américo — o Património dos Pobres — calcorreando repetidamente todo o País; rejubilou com a maternidade heróica de mães a cujos filhos deu a paternidade espiritual e tudo o que humanamente careciam, que os pais progenitores lhes negaram. Este olhar estendeu-se ao longo dos seus quase 50 anos de sacerdócio sobre muitos outros, mas também sobre as venturas e desventuras da juventude com que tanto simpatizava (fez escutismo na idade juvenil), sobre a família e suas vicissitudes, sobre os doentes abandonados que visitava, sobre os Amigos que comungavam com a Obra, e sobre outros aspectos da vida social carentes de fraternidade.

Com este pequeno levantar do véu que envolve este, como todo o livro que ainda não foi explorado, pretende-se dar uma contribuição para a hermenêutica dos retratos nele revelados. Esta publicação, ocorrendo no mês de Maio de 2020, contém só uma parcela dos textos que estão registados nas várias edições do Jornal O GAIATO, desde 1950 até ao ano 2000, deve-se ao simbolismo desta data, na qual se completam 20 anos sobre a passagem de Padre Horácio desta vida para a Vida. É com muito entusiasmo que a Editorial Casa do Gaiato promove esta edição, a qual vem pôr no velador o que não deve ficar sob o alqueire.

Da Apresentação do Padre Júlio

A quem no-lo queira solicitar pode fazê-lo pelo telefone: 255752285 ou pelo e-mail: geral@obradarua.pt ou no site da Obra da Rua: www.obradarua.pt