O GAIATO digital
* A todos os assinantes d'O GAIATO digital desejamos um Santo Natal *
Edição de 19 de Dezembro de 2020 : Ano LXXVII : n.º 2003
DA NOSSA VIDA
Padre Manuel António deixou-nos

«Era homem de uma só ideia. Quatro verdades ou realidades a compunham e estavam no início do seu dia e com elas o terminava: o Nome de Jesus, Pai Américo, a Obra da Rua e a Casa do Gaiato de Benguela...»
BENGUELA - VINDE VER!
O nosso Padre Manuel António nasceu para o Céu

«... A sua passagem pela nossa terra, deixou marcas que jamais se apagarão da memória do nosso povo. A sociedade benguelense sente nesta hora um vazio imenso, os filhos da Casa do Gaiato perderam um pai...»
SINAIS

«... Quando a Obra optou por Casas em África, P.e Manuel, com dez gaiatos, embarca no Rita Maria: Fogão, louças, roupas e colchões, ferramentas e máquinas - rumo a Angola. Desembarcam em Benguela. Em poucos anos nasce a Casa do Gaiato de Benguela...»
MALANJE
«... Angola também lamenta a partida de um dos fundadores da Obra da Rua nestas terras e centenas de gaiatos reconhecem-no como um verdadeiro Pai. Também tantos Pobres que durante décadas encontraram no Padre Manuel António o seu abrigo e refúgio no meio das dificuldades e das guerras...»
Das Normas de vida dos Padres da Rua
«São apaixonados de Cristo. Podem não ter carismas sensíveis, nem os olhos e ouvidos dos primeiros Apóstolos; mas são da mesma paixão e gastam-se como eles, em revelar ao mundo as incompreensíveis riquezas de Cristo» [Ponto 17].
«Os "padres da rua" são, por natureza, o Pai de Família, o homem aflito, queimado interiormente e constantemente pelas necessárias vicissitudes da Obra, até ao desgaste final - a morte» [Ponto 36].
PELA CASA DO GAIATO DE SETÚBAL...

«... Os desafios que se vão impondo nos dias de hoje, a qualquer pai ou mãe, no acompanhamento das suas crianças, exponencialmente surgem nesta família, quer pelo número, quer pela idiossincrasia dos rapazes que hoje são os nossos filhos...»
Padre Manuel António
«... Em 1961 o Padre Manuel foi para Benguela acompanhar uma casa de rapazes, e nessa mesma quinta construiu a nova aldeia que é hoje Casa do Gaiato de Benguela.
Lembro bem a vida dura por que passou...»
PÃO DE VIDA
De mãos abertas

«... Neste Advento de céus cinzentos, tempestuoso e muito tristonho, para amenizar chegou notícia e imagem de um retrato lindo do Venerável Padre Américo, da autoria do conceituado pintor tirsense Avelino Leite...»
BEIRE - Flash's
Adeus P.e Manuel António

Se (...) todos cuidássemos de andar bem "saciados com o alimento espiritual", talvez a nossa mente pudesse ajudar melhor o nosso corpo a munir-se das defesas necessárias para fazer frente a este inimigo que não poupa ninguém...»
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... Eu não sabia a história da queda na pobreza desta senhora, mas agora fiquei a sabe-la. Já vivera de cara levantada numa casa comprada com empréstimo ao Banco, com carros e negócio, tudo em ordem, menos a saúde e uma filha que sofre de esclerose. O marido ganhou o vício do jogo e nele, perderam tudo...»
Padre Manuel "nosso Pai"

«... Foram quase seis dezenas de anos que o P. Manuel acompanhou os seus filhos e filhas angolanos na dor e na alegria. Numa eucaristia, no mosteiro das monjas dominicanas, um sacerdote, com emoção na voz, dizia de como foi marcante para a sua vida o seu encontro com o P. Manuel no acompanhamento espiritual do seminário...»
Pelas CASAS DO GAIATO
MIRANDA DO CORVO

- AGROPECUÁRIA
- ARRANJOS
- BIBLIOTECA
- ESCOLAS E ESTUDO
- CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO
LAR DO PORTO

«... Este Natal é diferente dos outros natais, não basta ser pobre para também termos por companhia toda esta pandemia que a todos afecta. É muito difícil combate-la com falta dos bens essenciais, são crianças e adultos que olham para o coração dos homens e mulheres de boa vontade. Os mais pequenitos, escondidos atrás dos pais, espreitam-nos e a medo dizem, é quase Natal e sorriem.»