O GAIATO digital
* Onde os Rapazes, por muitos anos, viram a vida a acontecer - Paço de Sousa *
Edição de 25 de Abril de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1986
VINDE VER!
Notícias de Benguela

«... A vida por cá está muito dura - tudo está muito difícil. Andamos a trabalhar muito no campo. Toda a zona já coberta pelo muro está a ser agricultada...»
Padre Quim
MALANJE
«O confinamento também chegou a Angola. O encerramento de todos os centros educacionais, a proibição de trabalhos que não sejam saúde, segurança e alimentação, reuniões de qualquer tipo, celebrações religiosas...»
Padre Rafael
PÃO DE VIDA
Do perfume pascal
«... É um tempo inesperado de redescobrir mais o sentido da família e a interioridade pessoal. Em Portugal, por tradição arreigada, seria também tempo de compassos pelas aldeias e urbes, mas neste ano as vias dolorosas são prioritariamente os que padecem de solidão e baixaram aos hospitais e outros lugares para cuidados especiais de saúde. Parecem sinais de aproximação aos tempos da Igreja primitiva, em que a Ceia do Senhor nas mesas das famílias cristãs e os cuidados dos pobres e enfermos substituíram os templos e sacrifícios antigos...»
Padre Manuel Mendes
SINAIS

«…Se voltarmos por certo que nos vai chamar à atenção da nossa mãe Terra - que Ele nos deu cheia de beleza: Florestas virgens! Montanhas majestosas! Rios límpidos com margens de encantar! Animais majestosos! Fontes a manar!
Que fizemos?…»
Padre Telmo
DA NOSSA VIDA
"Já" e "ainda não"
«… É então que a vida cristã conta com condimentos nem todos facilmente perceptíveis. Esperar e realizar não são somente concretizações físicas mas simultaneamente espirituais. Nos dias de hoje, acentuam-se estas. Somos chamados a viver mais intensamente estas.
«Nem só de pão vive o homem», sim, mas ele é imprescindível para a vida, por tal motivo até dele sobraram, sem se perder nada, doze cestos cheios!…»
Padre Júlio
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«Alegrou-me que uma leitora Amiga me telefonasse, há dias, dizendo que me marcou falta.
É uma forma de manifestar o seu carinho e o seu empenhamento.
Dei-lhe razão pelo facto de não ter escrito o Património dos Pobres, mas não faltei com a minha colaboração n'O Gaiato. Vi neste telefonema apenas o carinho que o Património dos Pobres lhe merece.
São os Pobres quem mais dói à consciência bem formada dos cristãos.»
Padre Acílio
BEIRE
Flash's da quinzena

«… Era já depois da nossa Vigília Pascal, celebrada com a solenidade de que fomos capazes, com Precónio1 e tudo, cantado pelo Luís. Agora, na Capela-Espigueiro do Calvário, tudo era luz, flores, adornos e paramentos festivos. Símbolo dos grandes desafios deste Tempo Pascal - uma passagem da morte à vida. Isto é, uma tarefa que nos incumbe ir realizando em cada dia…»
Um admirador
SETÚBAL
«… A natureza dá-nos sempre boas lições. Os rapazes reparam cada grão na sua vagem embrulhado numa espécie de algodão finíssimo para proteger cada um deles, qual bebé recém-nascido envolto em requintadas e macias roupas. Os rapazes não se alheiam às realidades naturais, fazem as suas perguntas e expressam a sua admiração em exclamações brilhantes: que bonito! Olhem para isto e mostram o interior da vagem. Como é bela a natureza!…»
Padre Acílio
Pelas CASAS DO GAIATO
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
«… Os meios de comunicação social têm dado muito destaque aos casos de lares de idosos onde a pandemia entrou. Infelizmente não têm dado destaque nenhum aos milhares doutras organizações sociais que cuidam de idosos, de crianças, de pessoas com deficiência e doutras pessoas vulneráveis onde a pandemia não entrou. Ora se aqui a pandemia não entrou, não foi por acaso. Foi porque tem havido um grande esforço por parte de quem dirige e trabalha nestas instituições e da comunidade envolvente no sentido de prevenir este risco…»
Américo Mendes


ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
«Lamentamos mais duas mortes de dois irmãos que passaram por esta Casa.
Adriano Mota, mais conhecido por «Esticalho», de 73 anos; e Asdrubal
Rodrigues, de 70...»
Jorge Alvor
MIRANDA DO CORVO
- Semana Santa 2020
- Escolas
- Obras e arranjos
Rapazes de Miranda
PAÇO DE SOUSA

- Tipografia
- Desporto
- Escola
- Horta
- Vinha
Fausto Casimiro
LAR DO PORTO
«… Em vez de gastarem tanto dinheiro em armamento para destruírem e sentirem que são poderosos, que tal investirem mais na área científica e proporcionarem um serviço de saúde para a população com mais dignidade, porque afinal é nesta área que estão a falhar, porque afectou todos os que trabalham nos hospitais que têm dado o seu melhor, mas estão a ficar exaustos e afectados porque não estavam totalmente equipados e preparados para tantos casos.
Para todos os médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, bombeiros e outros que estão na linha da frente o nosso OBRIGADO, que o Senhor vos dê força e coragem para vencerem este inimigo que declarou guerra a todos…»
Casal Félix