O GAIATO digital

* Apesar dos sinais de morte, a vida continua a ser anunciada *

Edição de 11 de Abri de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1985

DA NOSSA VIDA

Páscoa

Azulejo do Pavilhão do Calvário

«… Mas o Tempo é de Páscoa, passagem da dor à alegria, da servidão à liberdade, das trevas à luz. Tempo de vislumbrar de longe a Terra Prometida, onde corre a paz e a comunhão, de onde nos chega a Promessa e a luz para percorrermos, sem desânimo, o caminho que a Ela nos conduz…»

Padre Júlio


PÃO DE VIDA

Preces ao Senhor da Vida

«… Neste tempo de pandemia, indiferença religiosa e desrespeito pela dignidade humana, diante de Deus - em silêncio, nos rostos das vítimas - fica ainda esta intenção de Ozanam: Devemos deixar agir a Providência, mas temos de lhe dar uma mãozinha. São todas aquelas pessoas que oram, olham e cuidam do seu próximo, como Jesus…»


Padre Manuel Mendes

Frédéric Ozanam

MALANJE

«Hoje eu quero compartilhar esta reflexão de um padre missionário quando Covid19 chegou ao País onde está localizado...

Padre Rafael

PENSAMENTO

Falta sangue de Cristo na sociedade. Falta, sim senhor. Vive cada um para si e mui poucos para os mais; quando nós havíamos de ser todos para todos, se nos temos na conta e gostamos de ser chamados discípulos de Jesus.

Pai Américo, Doutrina, 2.° vol., pg 85.


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«… A mim parece-me ser um aviso sério do Criador dos homens que põem em questão os valores como a vida e a morte e se atrevem endeusados a legislar contra a própria natureza do ser humano como se fossem eles os seus autores numa cegueira desenfreada de poder.

Toda a humanidade geme sobre tal pandemia, mas quem mais padece são os pobres e os fracos…»

Padre Acílio


Ecos de Pensamentos de Padre Américo

«... Ora, foi precisamente aqui que surgiram alguns problemas que convirá explicitar, uma vez que são também as opções tomadas em ordem à sua resolução que concorrem para o resultado aqui alcançado. E isto porque embora se reconheça que este não é um estudo "académico", considera-se que é indispensável ter-se em atenção estas questões metodológicas, sobretudo tratando-se de uma obra-pensamento já muitas vezes citado (e outras tantas vezes passível de ser adulterado, fazendo jus ao adágio popular: "Quem conta um conto...") e cujo valor e relevância nos merece um especial cuidado em ordem não só à maior segurança/confiança por parte do leitor que com ele tem contacto mas também enquanto manifestação de respeito ao Autor e à sua Obra, indubitavelmente merecido e justificado. - Da Introdução do Dr. Luís Leal…»


BEIRE

Flash's da quinzena!…

«… Lá ao fundo, ouço a algaraviada dos rapazes na sementeira das batatas. Orientados pela mão firme dos responsáveis da quinta e hortas - snr Marcelo e D. Rosa, nossos (des)encartados mas empenhados "terapeutas ocupacionais"... Aqui em casa, dentro dos muros da Quinta da Torre, onde o Calvário é, parece não haver quarentena. A vida segue igual. E a Primavera junta-se a esta alegria de viver, nas limitações e aventuras de uma Obra da Rua. Deus louvado!…»

Um admirador


SINAIS

«Um grupo de Gaiatos antigos, em Malanje, reuniu-se em grupo com o nome «O Gaiato». O sinal em cartão com a foto do Pai Américo com um menino ao colo.

Várias vezes têm vindo numa atitude de ajuda à Casa que foi a sua casa: compra de colchões, copos, talheres e géneros alimentícios…»

Padre Telmo


SETÚBAL

«Têm sido muitos os telefonemas a perguntar como estamos de saúde e como vivemos este retiro imposto pelas circunstâncias…»

Padre Acílio


Pelas CASAS DO GAIATO


CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

O CORONAVÍRUS E A RECESSÃO ECONÓMICA E SOCIAL

«… O mundo com esta pandemia já está a ser e vai ser muito diferente do que era antes dela começar. Por isso, temos todos que nos adaptar a essas diferenças, incluindo os Vicentinos, valorizando o que possam ser diferenças para melhor…»

Américo Mendes


PAÇO DE SOUSA

  • Boletim «AMA»
  • Isolamento Social
  • Mata
  • Páscoa
  • Parque de lazer

Fausto Casimiro


MIRANDA DO CORVO

  • Escolas
  • Arranjos
  • Quaresma e Páscoa 2020
  • Obras


Rapazes de Miranda