O GAIATO digital
Edição de 14 de Março de 2020 : Ano LXXVII : n.º 1983
DA NOSSA VIDA
O «Famoso»
«… É assim que lançamos o apelo aos nossos assinantes, pedindo o seu empenho, certos da amizade que nos dedicam, para que convidem seus familiares e amigos a se tornarem assinantes d'O GAIATO, cujo preço é não o tratar com indiferença mas cada vez mais lhe darem lugar à mesa da família, onde Ele é alimento e comensal porque presença do Pobre…»
Padre Júlio

PÃO DE VIDA
Por esse mundo fora
«… E assim como S. Paulo no seu tempo dizia a quem o escutava que não sabia dizer mais nada, nem sentir mais nada, nem viver mais nada senão somente Cristo, assim eu também hoje pela missão que Deus me confiou entre os mortais, eu digo que não sei viver mais nada, não sei sentir mais nada, nem falar de mais coisa nenhuma senão do Pobre e este crucificado. [...] Vamos curar as feridas dos Pobres e assim damos testemunho de Cristo…»
Padre Manuel Mendes
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«… No Reino de Deus que Jesus pregou, os pobres e os perdidos são aqueles por quem Ele sofre. O resto é miragem.
Esta manhã de Domingo, ao sair da Missa, aguardava-me, sentada no longo banco do corredor uma senhora vestida de preto. Saudei-a e perguntei-lhe a que vinha.
Uma roupita leve, rendada, fazia-a tremer de frio. A dona Conceição trouxe dois casacos quentes para a agasalhar…»
Padre Acílio
VINDE VER!
Filhos bem amados do Pai
«… E se pudéssemos ter capacidade acolheríamos mais e mais crianças em estado de grande necessidade, a verdade é que muitas vezes já não temos mais lugar. Alguém disse-me que a Aldeia era grande e que deveríamos acolher o seu parente. Pois, sim, a aldeia é grande mas as instalações que tem nem todas são espaço-dormitório. Nas oficinas? Na Escola? Na vacaria? No campo? Aonde? Nós vamos sim acolher o rapaz, quando estiverem criadas as condições que conferem dignidade…»
Padre Quim
MALANJE
«… O jornal alcança esse objectivo quando escolhemos transmitir aos leitores que a Obra da Rua pertence aos Pobres e no Jornal eles têm a oportunidade de expressar seus pensamentos, a realidade que vivem, sua maneira de ver a vida... ou simplesmente se expressar com toda a liberdade e sem condições ou condicionamentos. E um aspecto muito importante é que eu, como padre, não assuma o papel paternalista mas, pelo contrário, seja o primeiro a acreditar no Pobre como pessoa e a aceitar que a pobreza deixa suas cicatrizes em cada ser humano…»
Padre Rafael
COLABORAÇÃO DOS LEITORES
NOTA DA REDACÇÃO
«Como tem sido a nossa prática desde há muitos anos, neste número quem escreve são principalmente os nossos Leitores. Também, como tem continuado a acontecer com os testemunhos que nos vão chegando dos nossos Leitores, o essencial do que nos dizem é que lêem o nosso Jornal de fio a pavio e que ele é mensageiro de Vida e alimento espiritual…»
Américo Mendes

ALIMENTO ESPIRITUAL
«… Em cada GAIATO tenho um soprar de vento bendito: Palavra sagrada, novidade e missão que nos chega.
Dou graças a Deus por estar ainda na família, na admiradora e na linha da vossa evangelização.
Sou a velha amiga cá dos algarves, que com as suas belezas naturais, continua a ser terra de missão…»
FAZ UNIDADE
«Sempre a mesma migalha, mas para mim é uma alegria. Tenho a mania que sou da vossa Família…»
MENSAGEIRO DE VIDA
«Agradeço o empenho e o esforço de todos quantos colaboram nesse estupendo Jornal, com tantas lições de vida transmitidas e que nos ajudam, em muito, a ter uma visão mais positiva e sobretudo humanizante de vida terrena, aliada à dinâmica transcendente e que é espelho da vossa existência…»
SEMPRE NOVO
«Muito grata por nunca me terem deixado de enviar o vosso Jornal, que há muitos anos leio, e que me faz sempre aprender muitas coisas, em que, por vezes, não reparamos…»
COMPANHEIRO DE TODA A VIDA
«Chegou o momento de vos agradecer e congratular por me enviarem durante várias décadas "o Jornal mais famoso do País" e que vai entrar na 4.ª idade, (a minha). Sinceros parabéns e muitos mais anos de vida com as bênçãos do Fundador…»

«… a Casa do Gaiato, através da sua fidelidade e missão evangélica, mantém o seu olhar atento e misericordioso sobre a realidade das "periferias existenciais", tantas vezes - como alerta o Papa Francisco - locais de pobreza envergonhada e de sofrimento contido, quase sempre ignorados ou esquecidos por uma dinâmica social, cultural e económica que coloca em primeiro lugar a aparência, o superficial e o provisório…»
PAI AMÉRICO
«… Na minha correspondência anterior não vos disse da minha alegria de o santo Padre o Papa Francisco ter declarado Venerável o nosso santo Pai Américo. Vamos bater-lhe à porta mais vezes e com maior fé para que o milagre aconteça e breve o possamos ter como modelo nos nossos altares. Modelo já Ele é…»
INCONFORMISMO
«… Maravilhoso o vosso trabalho na família d'O GAIATO. É precisa a sua mensagem, a sua acção... As notícias são sempre uma realidade que mais deviam ser conhecidas e apreciadas. Dou e falo do jornal até ao meu Padre. Muitos mesmo não estão a par da Obra…»
OS NOSSOS PADRES
«… Para o vosso dedicado trabalho e esforço vai o meu carinho com um grande "Obrigada"! Sou assinante já lá vão longos anos... e serei assinante até ao fim com muito apreço pelos "Padres da Rua" que deixaram as comodidades que lhes ofereciam para se entregarem a esta causa. Não são muitos! E é pena!…»
LEGENDAS
«Obrigado pelo bem que continuam a fazer a esta sociedade tão injusta convosco…»