O GAIATO digital

* Era 7-1-1940 / Azulejo retratando Fundação da Casa do Gaiato de Coimbra (Miranda do Corvo) *

Edição de 1 de Fevereiro de 2020 : Ano LXXVI : n.º 1980

PÃO DE VIDA

Levar pela mão

«Às três badaladas da tarde do dia 11 de Janeiro, depois de entrar pela antiga porta do velho solar - que ficou para a história como casa-mãe da Obra da Rua, onde Padre Américo acolheu os três primeiros gaiatos das ruas de Coimbra - o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, veio presidir a uma Eucaristia vespertina do Baptismo do Senhor, na comemoração dos 80 anos de muitas vidas. Nesta celebração, participaram membros da Obra e muitos amigos, em ambiente muito festivo, testemunhando a sua alegria por este acontecimento que envolveu os actuais rapazes e colaboradores. Foi o momento central para lembrar gratamente e com saudade todas as vidas marcadas por este sonho de uma família cristã de garotos da rua. Outrora denominada Casa de Repouso do Gaiato Pobre, nasceu em 7 de Janeiro de 1940, festa do Santíssimo Nome de Jesus...»

Padre Manuel Mendes


DA NOSSA VIDA

O Bem

«Sempre que vou ao nosso Calvário, uma voz me espera para me martelar os ouvidos; que os nossos de lá, que nos foram retirados, «querem voltar para cá». Já os visitei, e sei que é verdade esta afirmação. Mais, é no mínimo confrangedora esta situação…»

Padre Júlio


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«Foi numa destas tardes de chuva e vento gelado que a avó e o neto se dirigiram à Casa do Gaiato a perguntar pela minha pessoa.

Eu não estava, mas recebeu-os a Senhora que ficou muito condoída com a situação de ambos, a viverem na mesma morada…»

Padre Acílio


SINAIS

«… Um dia o senhor D. António Francisco, que o Senhor lÁ tem, quando lhe manifestei a nossa preocupação, apertou-me o braço e «tenha confiança»... Talvez ele no Céu possa. A nossa confiança continua...

E mais, o nosso Padre Rafael ainda espera a sua recuperação. Todos, esperamos…»

Padre Telmo


SETÚBAL

  • Primeira época escolar
  • Visita agradável


Padre Acílio


BEIRE

As bênçãos de um aprendiz…

«… Deixando-me levar por esse caminho, encontro-me com João Baptista. Sempre aquela palavra sua, humilde e inteligente, me tocou cá por dentro: - É preciso que Ele cresça e eu diminua (Jo 3, 30). Que bem dito! Que sabedoria aqui implícita! (Sabedoria! A harmonia de um bonito encontro da inteligência com a humildade!).…»

Um admirador

Pelas CASAS DO GAIATO

MIRANDA DO CORVO


  • 80 Anos da nossa Casa
  • Padre Cristóvão
  • Obras



Rapazes de Miranda


CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Sobre o Pai Américo

«Esta é a primeira crónica que estou a poder escrever para esta coluna depois da declaração do Pai Américo como Venerável. Por isso, o tema vai ser ele.

Como nasci depois do seu falecimento, não o pude conhecer pessoalmente. Por isso, não tenho testemunhos para dar sobre um relacionamento pessoal que não tive com ele. O que posso dizer é que tive a sorte de ter vivido com quem privou com ele de muito perto e num mundo muito marcado pelo seu legado, onde muitas vezes e de muitas maneiras a sua presença continua viva e actuante…»

Américo Mendes


LAR DO PORTO

«… A mãe dos 4 filhos continua doente mas o marido tem os problemas de coração é uma família muito complicada. E nós agora não podemos ajudar naquilo que ela precisava porque também não temos. O filho continua preso mas parece que está a ficar melhor, já deixou de fumar e continua a estudar. Nós continuamos a ajudar um pouco a família dele uma vez que tem 2 filhos pequeninos…»

Adelaide e Zé Alves


ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE




  • Almoço de Natal
  • Cantar de janeiras em Penafiel



Elísio Humberto


PAÇO DE SOUSA

  • Avenida
  • Encontro Evocativo
  • Carpintaria
  • Escola

Fausto Casimiro


  • Futsal
Bruno Alexandre