O GAIATO digital

* Casa do Gaiato de Miranda do Corvo 80 anos depois da sua fundação *

Edição de 18 de Janeiro de 2020 : Ano LXXVI : n.º 1979

PÃO DE VIDA

Mais de 80 anos de vidas

«… No dia 7 de Janeiro deste ano da graça de 2020, celebrando a Eucaristia nos 80 anos de vida da casa-mãe da Obra, desde aquele dia do Santíssimo Nome de Jesus, para sermos fiéis aos acontecimentos fundantes, socorremo-nos da pena exímia do Padre Américo e aqui deixamos também uma simples memória muito grata, com algumas palavras experientes e sábias do fundador da Obra da Rua, lembrando todos os rapazes, padres, senhoras, colaboradores, amigos e amigas que deram vida durante mais de oito décadas a esta grande família, que nasceu muita pequenina, como é costume das coisas grandes, no dizer de Pai Américo (em gravação áudio, que se conserva)...»

Padre Manuel Mendes


IN MEMORIAM

«… O dia 3 deste mês de Janeiro, recebemos, com surpresa, a notícia do falecimento do Padre Manuel Pereira Cristóvão, que durante duas décadas entregou a sua vida ao serviço dos Rapazes e dos Pobres na Obra da Rua.

Em sua Memória relembramos um dos seus primeiros textos n'O GAIATO, n.° 1196 de 13-01-1990, p.6, tão actual nos dias que correm…»

Padre Júlio


DA NOSSA VIDA

Família

«… Quem se dá inteiramente a esta causa, só pode desejar construir Família. «A Obra deve girar nos moldes da Família enquanto o miúdo lhe não puder ser restituído. E se este a não tiver, há-de sair do Ninho capaz de a construir, pela prática que teve dela.» Um espírito colegial, institucional, que conduz a vida por regras pré-estabelecidas e formais, não é compatível, com este viver…»

Padre Júlio


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«… Porque razão ponho eu a lume estas minhas dores? Poderás perguntar. É para te dizer que trabalhar com os Pobres não é sempre compensador. Que no meio de algumas vitórias, há muitas derrotas. Quem nos ampara é Deus, com o Seu bafo quente, a Sua palavra certa e segura. Que antes de amarmos o Pobre, temos de amar primeiro a Deus, que com ele se identifica…»

Padre Acílio


BEIRE

Flashs da Quinzena…

«… Já no final, inesperadamente, irrompe, em direcção ao sofá, um grupo com uma viçosa oliveira, envasada e enfeitada com requinte, para oferecer a P.e Telmo. Comovido e agradecido, prometeu ali, alto e bom som: - Amanhã vou plantá-la no Calvário. E, mostrando-a para todos: - Olhem! Bonita como o sol!

Ela ali está à entrada do nosso Calvário. Um sacramento. A falar de força, de longevidade, de transcendências. A falar dessa luz/Luz que, nesta hora, o Calvário tanto necessita…»

Um admirador



SETÚBAL

«… As férias do Natal passado foram preenchidas, da parte da manhã, com lições de solfejo e algumas de trompete.

Assana voltou a agarrar o saxofone e com uma trompetista alegrou a noite Santa.

É minha intenção voltar de novo à Humanitária de Palmela implorar o seu auxílio, pois instrumentos parados são instrumentos estragados…»

Padre Acílio


SINAIS

«… Somos uma candeia pequenina na luz da catedral, mas presentes e com amor.

Com Pai Américo, já quatro sacerdotes deram a vida pela Obra. Vivos, somos nove que a estamos dando. Senhoras que foram Mães até ao fim e algumas que ainda estão presentes na doação total. Digo também, da multidão dos Rapazes, com suas famílias, que amam a Obra e que se consideram filhos…»

Padre Telmo


BENGUELA

«… Queremos continuar a ser uma Casa de Família para os filhos sem família. Não aceitamos ser um armazém de filhos abandonados. É necessária a entrega de mais corações para salvar estes filhos. São necessárias, sem dúvida, mais Casas do Gaiato. Faltam vocações para viver esta missão sublime. Vamos continuar com o dom das nossas vidas. A vossa generosidade continua a ser uma ajuda necessária para a realização dos projectos de vida no coração de cada rapaz…»

Padre Manuel António


DOUTRINA

Muitos profetas quiseram ver Jesus e morreram sem o terem visto… Nós podemos ver Jesus…

«… Topámos uma velhinha vestida de alegria, que nos declarou na sua linguagem pitoresca ter 99 anos de idade: «Pró cento minga um». Ela é um reportório. Tivesse eu tempo e podia escutar um século de história do Povo destas redondezas. O pequeno que eu levara estava ali ao pé de mim. A velhinha implora; pede que eu seja todo por todas as crianças sem pai. Com 99 anos feitos, esta mulher do Povo tem alma juvenil…»

Pai Américo

Pelas CASAS DO GAIATO

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

Chegou a notícia do falecimento do «Varela». Deu entrada nesta Casa do Gaiato de Paço de Sousa em Outubro de 1958. Aqui fez a 4ª classe, foi vendedor d'O GAIATO e impressor na Tipografia. Nas Festas do Coliseu do Porto foi o nosso baterista. Vinha a Paço de Sousa «matar» saudades da sua Casa e, para alguns, era um verdadeiro irmão de vida. Conversador bem humorado, deixa-nos tristes e saudosos.

À Família, as mais sentidas condolências.


MIRANDA DO CORVO

  • Ano de 2020
  • 80 anos da nossa Casa
  • Visitantes
  • Escolas
  • Agropecuária
  • Obras

Rapazes de Miranda


PAÇO DE SOUSA

- A nossa Aldeia

- Estudo

- Tipografia

- 80 anos da Casa do Gaiato de Coimbra

- Padre Cristóvão

Fausto Casimiro