O GAIATO digital
* 11 de Dezembro de 2019 - Proclamação do Venerável Padre Américo *
Edição de 21 de Dezembro de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1977

VENERÁVEL PADRE AMÉRICO

DA NOSSA VIDA
POBRES
«De facto, não podemos estar presentes, a seu lado, em todas as situações em que os Pobres nos pedem ajuda. Contam-se por algumas centenas, as famílias ou pessoas individualmente, que a nós recorrem, muito espaçadamente no tempo ou com mais frequência. A doença, o abandono, os parcos valores que angariam mensalmente, impedem-nos de se tornarem autónomos em definitivo. Por isso, vão recorrendo à nossa Obra nos momentos aflitivos, em que não conseguem responder, no imediato, às despesas que têm de cobrir...»
Padre Júlio
BENGUELA

«Ainda que fosse só um, já valia a pena... mas eles são tantos.»
«... Os filhos abandonados são um problema social muito grave e doloroso. Nenhum coração, verdadeiramente humano, pode ficar indiferente e insensível, perante a situação destes filhos. Toda a criança nasce com o direito para ser um homem ou uma mulher na sociedade. Dentro deste espírito, a Casa do Gaiato é animada por este dinamismo, na sua missão educativa: "Fazer de cada rapaz um homem"...»
Padre Manuel António
CALVÁRIO
«... O Calvário coloca a família como fundamento para a qualidade dos cuidados aos doentes: lar saudável onde os doentes se sintam amados, onde recebam os melhores cuidados que esta família lhes possa dar, onde eles contam e se lhes dá a oportunidade de contribuírem com seu grãozinho de areia, onde se respire em cada recanto aquele ditado: «Uma Obra de pobres, para pobres, pelos pobres». Tudo o que está fora deste ditado, está a mais...»
Padre Rafael
PÃO DE VIDA
De ontem e de hoje - é Natal de Jesus

«... Foi precisamente em 1925 que Américo Monteiro de Aguiar, vindo dos Franciscanos, em Vilariño de la Ramallosa [Galiza], foi recebido por D. Manuel Luís no Seminário Episcopal de Coimbra para iniciar a sua formação para o presbiterado. Naturalmente, as misérias humanas da realidade social, em especial de Coimbra, das quais foi tomando conhecimento directo, enquanto seminarista, inquietaram-no profundamente...»
Padre Manuel Mendes
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«... Hoje, trago-vos, amigos leitores, a carta de um padre, a qual me deu imensa alegria, com quem reparto as vossas esmolas: - Fulano desejo que esteja bem apesar da sua cruz que não deve ser leve. - Amigo, a palavra do Mestre é o maior conforto que podemos gozar: O meu jugo é suave e a minha carga é leve...»
Padre Acílio
VINDE VER!
CHEFE É CHEFE

«... Em nossa Casa o chefe é um irmão mais velho que é chamado a servir mais de perto os seus irmãos mais novos. Ajudando-os a crescer, a desenvolver cada um saudavelmente as suas capacidades e talentos. A aprender a estudar, a aprender a trabalhar para a vida, a rezar, a cumprir bem a sua tarefa diária, a ser um bom irmão para os outros e a dar o seu bom exemplo. Aprender a ser, a estar e a fazer. Muito trabalho para um jovem chefe, sim. Mas, acima de tudo, é preciso muita força de vontade, alegria e entusiasmo nesta missão...»
Padre Quim
BEIRE
DEFRONTE COM A "CASA DA MÃE"...

«... Mas aquela Casa da Mãe não me largava. Sentia-me ferver cá por dentro. Contra um Estado que chega a um tal estado de coisas que, sem COM+versar com ninguém, deixa que, em seu nome, se ataque assim estes inocentes. Perseguidos como portugueses sem lei. Porque classificados como gente que não têm querer; vão para onde os mandam (voltar a ver O Gaiato, nº 1955). Pior ainda: roubam-nos a título de lhe dar uma melhor qualidade de vida. Porque "o Estado tem esse dever - proteger o cidadão indefeso e cuidar da humanização de todos". O Estado tem esse dever. Mas, se todos calamos a nossa indignação quando ele não se cumpre, cai-se numa qualidade de vida que se reduz ao rabinho seco, papinho cheio e uma cela quentinha para o novo prisioneiro... Esquecidos de que um paraíso de onde não se pode sair, depressa vira inferno. - Estamos bem, mas aqui não temos família. Quando começam as obras para podermos ir embora?!...»
Um admirador
NOVO LIVRO

Organização e Introdução de Luís Leal
«.. Saberá o Papa Francisco que em
Portugal houve um Padre, o Santo Padre Américo, que o antecipou em décadas na
dedicação inteira aos Pobres? Saberá o Papa Francisco que o Santo Padre Américo
via Deus não nas visões místicas mas no sofrimento das crianças órfãs e
abandonadas e dos doentes incuráveis que não têm onde viver e, mais terrível
ainda, onde morrer?...»
José da Cruz Santos
SETÚBAL
Polícias e ladrões ; Aviões

«... O que aconteceu? Que havia de lhes surgir na imaginação? Com aquelas folhas fabricaram aviões e, de um lado frente ao outro, organizaram uma batalha aérea que lhes causava um delírio de alegria de grande explosão!
Se um avião batia no outro e os dois caíam no chão, eram saltos e gritos de nunca mais acabar de tal maneira que a senhora na cozinha, contígua, se aborreceu, agarrou num saco comprido de plástico transparente, apanhou os aviões derrotados e vitoriosos e encheu o saco e guardou para me mostrar...»
Padre Acílio
Pelas CASAS DO GAIATO
Comemoração dos 80 anos da
Casa do Gaiato de Miranda do Corvo - Coimbra
1940-2020
• Dia 7 de Janeiro de 2020, terça-feira, na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo: 18.00 horas - Eucaristia, no 80.º aniversário da sua fundação.
• Dia 11 Janeiro, sábado, na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo:
- 15.00 horas - Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio do
Nascimento Antunes.
- 16.00 horas - Voz de Pai Américo e actuação dos Rapazes.
- 16.30 horas - Convívio.
MIRANDA DO CORVO
- VISITANTES
- MAGUSTO, EM S. JOSÉ
- AGROPECUÁRIA
- OBRAS
Rapazes de Miranda
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
A IMPORTÂNCIA DA SIMPLICIDADE
«... O Natal é muito sobre esta importância da simplicidade ao serviço da profundidade do que é realmente mais importante: disponibilidade para cumprirmos o primeiro Mandamento da Lei de Deus de que Maria foi o maior e o melhor exemplo entre os humanos: amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a nós mesmos.
Quando a simplicidade neste bom sentido falha, fica difícil cumprirmos este Mandamento...»
Américo Mendes