O GAIATO digital

* Mesa de carpinteiro exposta no nosso Memorial / Museu *

Edição de 7 de Dezembro de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1976

DA NOSSA VIDA

Escola

Antigas Escolas da Casa do Gaiato de Paço de Sousa por onde passaram Rapazes e alunos das proximidades durante mais de 50 anos.

«... Numa fase tão difícil da vida das escolas, em que o ambiente criado convida e confirma os pouco ou nada interessados a nada fazer, há, ainda assim, uns tantos que têm objectivos e não se deixam levar pelo ambiente.

Gostar de estudar e ter iniciativa para o fazer, é coisa rara senão de uma minoria...»

Padre Júlio

PÃO DE VIDA

Com os Pobres

«Não é possível ignorar, antes de mais, dois casos mediáticos que dizem respeito à vida humana, nascente, e ultimamente têm sido motivo de opiniões diversas, em Portugal: um menino sem rosto e outro encontrado no lixo. As rodas do nosso tempo são, de facto, outras... Não restam dúvidas que as crianças, cuja situação se discute, como uma imensidão delas, em tantos dramas humanos, são membros do tesouro humano, a cuidar...»

Padre Manuel Mendes

CALVÁRIO

«Outro dia, pedia a um dos voluntários do Calvário que me levasse a levantar uns valores. Depois, perguntou-me se eu precisava de dinheiro. Eu respondi-lhe que não precisava e que tinha. Quando chegámos a Casa, ele meteu algum dinheiro no meu bolso e me recordei duma situação que vivi, há anos...»

Padre Rafael

SINAIS

«Fazer anos é bonito... parabéns a você e apagar a vela. Mas fazer 94, é um disparate. O que vou fazer com eles? Tantas coisas bonitas podia ter feito... tantos dias perdidos... espero o perdão do Senhor...»

Padre Telmo

BENGUELA

NÃO VAMOS DESANIMAR...

«... A situação social em que vivem muitos filhos é, na verdade, uma desgraça alarmante. Eram necessárias mais Casas do Gaiato, como já o temos referido. Faltam, porém, os corações verdadeiramente apaixonados pelo Amor de Jesus Cristo que os leve a deixar tudo por amor destes filhos. Não vamos desanimar...»

Padre Manuel António

DOUTRINA

NÃO NOS ILUDAMOS. EU NÃO SOU O «POETA DA MISÉRIA» COMO ALGUÉM ME CHAMOU...

«Naquele dia, fui pessoalmente colocar sobre os ombros daquela que se queixava de frio no mês de Agosto, um precioso xaile que me deram. Digo precioso porquanto ele foi companheiro e testemunha de uma vida que se apagou aos 94 anos: «O xaile era de minha mãe que morreu com 94 anos». Muito há-de ter dado que falar esta estimada peça de roupa, naquele bairro pobre, aos ombros de uma Pobre, sim. Muito se há-de ter ali falado...»

Pai Américo

BEIRE

A "REALEZA" DO/NO CALVÁRIO

«... Parece que para estes nossos meninos, pelo simples facto de já terem acesso à Comunhão, como sempre viram os grandes fazer, o interesse por estes momentos especiais do nosso Domingo(1) aumentou. Precisaram de um tempito para treinarem o tomar a iniciativa de sair do lugar e aproximarem-se da Sagrada Mesa. Mas agora, até dá gosto vê-los. Por motu próprio, fazem-no com toda a reverência de que são capazes...»

Um admirador


PENSAMENTO

Isto é o Barredo. Esta é a palavra mais funda que hoje existe em Portugal. Aqui é terra de Heróis, de Mártires e de Santos. Nós somos a vulgaridade.

Padre Américo, O Barredo, p 60.


Pelas CASAS DO GAIATO


MIRANDA DO CORVO

  • Reunião dos Padres da Obra da Rua
  • Prémio
  • Agropecuária
  • Obras




Rapazes de Miranda

PAÇO DE SOUSA

    • VACARIA
    • LIMPEZAS
    • FUTSAL
    • LIVRO
    • ESCUTEIROS


    Nico Semedo

    CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

    DAR COISAS

    «Quando esta crónica chegar aos nossos leitores o Natal já estará muito próximo. Por isso, antes de mais, queremos desejar um Santo Natal e um Bom Ano Novo a todos vós e às vossas famílias, sempre muito gratos pelo que partilhais com os que mais precisam, através do trabalho da nossa Conferência Vicentina.

    Este sentido de partilha do Natal anda muito esquecido, ou foi mesmo invertido na sociedade em que vivemos...»

    Américo Mendes

    ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

    «No passado 23 de Outubro, reunimos-nos ao final da tarde na Sede, para cantarmos os parabéns à Associação, que há 11 anos escolheu esta data, que é o dia do nascimento de Pai Américo, para se registar em Cartório Notarial e termos desempenho Social legal. Queremos continuar a divulgar e pôr em prática os princípios da Doutrina de Pai Américo; promover a amizade e solidariedade entre todos os seus membros...»

    Elísio Humberto