
O GAIATO digital
* Nome de Pai Américo bordado na toalha do seu Baptismo (04-11-1887 - há 132 anos) *
Edição de 09 de Novembro de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1974
CALVÁRIO
A família começa quando alguém toma a decisão de estar connosco indefinidamente.
«Todo o regresso a Nazaré, é progresso social cristão», dizia Pai Américo. Em Nazaré encontramos os ecos do ambiente familiar. Deste modo, a que se oferece a oportunidade de voltar a sentir-se um filho/a querido/a, dá-se-lhe a possibilidade de recuperar o desejo de viver: sentir-se protegido, querido, cuidado, valorado... amado.…»
Padre Rafael
DA NOSSA VIDA
Órfãos de pai vivo
«… Três casos, três situações de abandono paterno. Três mães, sete filhos - quase só os Pobres os vão tendo e criando (se os deixarem) - laços de amor materno incapazes de congregar a família toda. Se assim com os Pobres, como com os que centram a vida noutros valores? É uma doença que se pega. Com esta facilidade para comportamentos de irresponsabilidade, nestes casos paterna, fica comprometido um futuro equilibrado para estas mães e seus filhos, todas elas muito jovens...»
Padre Júlio
SINAIS
«… As páginas de O Calvário são vivências dolorosas de tantos irmãos nossos em abandono total e acolhidos pelo Padre Baptista, durante 60 anos, na aldeia do Calvário. Alguns, vi eu, viviam em cortelhos.
Estando em Portugal, por dois anos, substituí o senhor Padre Baptista por motivo de doença. Então me apercebi da sua tarefa grandiosa na orientação do Calvário e sua presença activa em todas as necessidades dos Doentes…»
Padre Telmo
MALANJE
Dia do Nascimento de Pai Américo
Capela da Casa do Gaiato de Malanje

«... No final da tarde tivemos o momento celebrativo, em que associaram a nós, os 4 seminaristas.
A Capela tão linda e bem ornamentada nos acolheu.
Os cânticos da missa igualmente bem orientados, nos ajudaram a interiorizar este momento tão significativo. A admonição inicial, centrou a nossa atenção.
As próprias leituras nos ajudaram a viver melhor o motivo desta missa, pois até o salmo responsorial dizia: "... o nome do Senhor", recordando-nos como o Pai Américo consagrou a Obra da Rua ao Santíssimo Nome de Jesus…»
Padre Fernando Fontoura
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«… No nosso País, não. Reina uma indiferença endémica à situação dos mais pobres. Um Governo deveria assumir as situações de pobreza extrema no viver de tanta gente!... Depois de tanta promessa, começa logo por um escândalo desta natureza.
Os novos membros do Governo não se deviam sentir bem em ambientes de luxo tão requintado, mais, ainda, o ambiente em que vivem e trabalham cega-os e não lhes permite acreditar nos que vivem a extrema pobreza…»
Padre Acílio
BEIRE
Depois da vindima, o mosto…

Éramos todos uma família. Remadores, a puxar certinhos para o mesmo porto...
«… Porque este meu coração sempre gosta de andar por onde andam os meus tesouros (Mt 6, 19-23), volta e meia lá ando eu a pensar em como levar para a frente estas intuições(2) de que 'isso poderia ser bom para os rapazes'. E para os doentes, claro. Por isso gostei tanto de ver o Sr. Neca, habitualmente perdido lá nos mundos do sr Alzheimer, ali no meio de nós, feliz, agarrado à sua bifana. Estava ali todo. A com+viver!…»
Um admirador
PÃO DE VIDA
De D. António Barroso
«Quando se procuram informações e documentos para ver ou tecer alguns fios seguros sobre pessoas e acontecimentos históricos, por vezes encontram-se algumas pontas que permitem olhar com muita estima para um belo pano de linho, de flores azuis! Acenamos adiante algumas ligações a Américo Monteiro de Aguiar, que demonstram tal asserção. Sobre a vida heróica do Venerável D. António Barroso [5-XI-1854; 31-VIII-1918], também vamos tirando grande proveito do conhecimento do seu itinerário biográfico…»
Padre Manuel Mendes
SETÚBAL
Tristeza - Explicações
Padre Acílio
PENSAMENTO
Os obreiros do Evangelho, sempre procuraram e amaram outros valores, pelo que são muitas vezes cognominados de loucos.
Pai Américo, O Gaiato, n. 1, 5-3-1944, p 1.
BENGUELA
«… A agricultura necessitava, com urgência, dum tractor para ser cuidada, com proveito, para a vida da nossa Casa do Gaiato. Não tínhamos meios financeiros para resolver o problema grave. Lembrei-me, há cerca de algumas semanas, de ir bater à porta do coração do Senhor Governador de Benguela. Fui acolhido com todo o amor dedicado à nossa Casa do Gaiato de Benguela. A oferta consoladora do tractor e respectivas alfaias agrícolas foi cumprida, há poucos dias. Os mensageiros qualificados do Senhor Governador foram os portadores do tractor e respectiva documentação…»
Padre Manuel António
Pelas CASAS DO GAIATO
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
«… As Conferências Vicentinas também devem fazer o que estiver ao seu alcance para colaborar com causas que vão para além das pessoas que ajudam nas suas paróquias. Tudo o que tem sido feito e o muito que ainda precisa e, certamente, vai ser feito para a construção dessa obra exemplar que é a Casa Ozanam, em S. João de Ver, é uma das provas concretas de que as Conferências Vicentinas da Diocese do Porto e as doutras partes do país e do mundo têm horizontes que vão para além das suas paróquias…»
Américo Mendes
MIRANDA DO CORVO

Missas - Catequese - Agropecuária - Música - Desporto - Obras
PAÇO DE SOUSA
