O GAIATO digital

* 23 de Outubro de 2019 - 132.º Aniversário de Pai Américo *

Edição de 26 de Outubro de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1973

DA NOSSA VIDA

OVO DE COLOMBO

«... Pai Américo nasceu há 132 anos, 23 de Outubro de 1887, acabados de celebrar. No seu tempo, como no nosso, os Pobres tinham e têm pouco valor e andam esquecidos por quem manda. Foi pela iniciativa do seu «Recoveiro», o Padre Américo, que milhares de corações acordaram e deram, com amor, do que tinham, em partilha com os Pobres. Ergueram-se, em vida, milhares de casas, continuando a levantar-se muitas mais após a sua morte: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" - obras de Deus...»

Padre Júlio


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Todos devemos dar graças a Deus por este bem que os pobres desfrutam, quando ele doente dos pulmões dormia num carro com a mulher, numa situação que lhe tirava a vida.

Aos amigos do Património faz bem saborear as minhas alegrias e o bem-estar de quem tanto sofreu. Assim pregamos o Evangelho e por Ele O anunciamos a todos os povos da Terra, pois para isso fomos enviados e para mais nada...»

Padre Acílio


VINDE VER!

O trabalho

«... dar trabalho, para ser feito, é uma saudável intenção e, desta, passamos para a acção. Ora, a ocupação durante o dia dá muita satisfação a quem assim se encontra - saúde mental em excelente estado, pão e tecto garantidos, paz e amor no lar. Desmarcando-se de cumprir o ditado popular: casa onde falta pão, todos ralham e ninguém tem razão. O trabalho é fonte de concórdia e harmonia no seio da família. Livra-nos de castigos e incompreensões alheias...»

Padre Quim


SINAIS

«Folhas: Amarelas, castanhas e vermelhas vão caindo. É o seu Outono. Baloiçam no ar até ao chão. Uma e outra rolam tocadas pelas brisas até uma pocinha húmida e serão febras que uma raiz vai sugar...»

Padre Telmo


BEIRE

A festa da nossa vindima

«... PORQUE: uma vindima é um acto comunitário. Então, há que saber estar-com. Nas alegrias e dores, penas e trabalhos que o ser-comunidade implica. São as escadas de abrir que servem, em simultâneo, de um lado e do outro. É o estar sempre atento para despejar os baldes cheios da mão dos vindimadores, levar aos cestos, para logo voltar à procedência... ...»

Um admirador


CALVÁRIO

«O Calvário é uma oportunidade para nos reencontrarmos com a palavra Caridade e afastar dela muitos estereótipos que procuram desvirtuá-la. A Caridade, poderia dizer-se, é o modo característico de amar de Deus; e que em Jesus de Nazaré o vemos feito realidade. E não confundi-la nunca com a respeitável solidariedade, que nasce da vontade de cada um...»

Padre Rafael


PÃO DE VIDA

Os Cartuxos partiram

«... Ao correr da pena e participando da pena supra, evocamos então a despedida emotiva dos monges cartuxos, da planície heróica do Alentejo. O seu sino, especialmente à meia-noite, durante 59 anos chamou os monges para a oração...»

Padre Manuel Mendes

PENSAMENTO

Não é favor nenhum dar de comer a quem tem fome; é um dever de consciência cristã.

Pai Américo, Pão dos Pobres, 1.º vol., p 6.

SETÚBAL

«... um grupo de poetas, homens e mulheres, juntaram-se criando um núcleo de poesia onde convivem e recitam seus poemas tendo também a preocupação de expandir a poesia e criar poetas.

Sendo Setúbal uma cidade onde nasceu e viveu durante anos, um dos maiores poetas portugueses - Bocage - não admira que os setubalenses se batam e revivam os seus antepassados líricos...»

Padre Acílio


BENGUELA

«... Um problema social muito grave, a nível de adolescentes, jovens e, mais além, está relacionado com o uso da droga. Há grupos externos à Casa do Gaiato que aproveitam as condições dos terrenos vizinhos da nossa Casa para se drogarem. Vou, todos os dias, à busca desses drogados que fogem. É uma situação aflitiva. Não são filhos da nossa Casa do Gaiato. São, porém, um perigo. Vamos tentar, com a ajuda das autoridades, evitar os contágios. A nossa vida, como a vida de todos os educadores e pais de família tem que estar preparada para enfrentar este tipo de problemas que são graves. São contra a humanidade...»

Padre Manuel António

Pelas CASAS DO GAIATO

PAÇO DE SOUSA

Pai Américo - Futsal - Ofertas - Tipografia

Nico Semedo


ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

23 de Outubro = Vida = Morte = Vida

«Numa Capela tão linda

Arde uma luzinha infinda

Ao pé duma campa rasa;


Venho lá pedir a Deus

Perdão prós pecados meus

E rezo ao Pai desta Casa!...»

Elísio Humberto


LAR DO PORTO

Conferência de S. Francisco de Assis

«... Seria impossível as Conferências Vicentinas existirem, se não houvesse solidariedade entre as pessoas, para podermos ajudar os que nos procuram. Com os que estão à nossa responsabilidade e alguns desde o início da nossa Conferência e alguns já partiram, tentamos sempre dar o melhor que sabemos, a nossa disponibilidade para ouvi-los, ajudá-los e sentirem que estamos presentes...»

Casal Félix


MIRANDA DO CORVO

Agropecuária;

Arranjos;

  • Obras.



Rapazes de Miranda


CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

As Conferências Vicentinas e o dinheiro

«... As Conferências Vicentinas não são dirigidas por párocos, sem prejuízo do papel essencial e insubstituível que estes devem ter e, felizmente, muitos têm no apoio à actividades das Conferências e à mobilização dos paroquianos para esse objectivo. No outro sentido também deve haver por parte das Conferências um esforço constante de manter as melhores relações possíveis com a Paróquia e com o seu pároco...»

Américo Mendes