O GAIATO digital

* Em anexo, neste n.º d'O GAIATO, o Boletim AMA n.º 24 - Ano VI - Outubro 2019 *

Edição de 12 de Outubro de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1972

DA NOSSA VIDA

Precariedade

«Só depois de visitar os Pobres se pode ter uma ideia aproximada da realidade que vivem. O galopar das horas e dos dias, não nos deixa tempo, por vezes, para irmos sentir, para compreendermos, a vida deles…»

Padre Júlio


VINDE VER!

À beira da lagoa

Com um par de anos, era a Casa do Gaiato de Malanje

«… A lagoa tem uma longa história. No silêncio da baixa da aldeia corre lentamente, e sem parar, um fio de água que atravessa quase dois quilómetros, já dentro da nossa propriedade, e vai ter ao pomar de baixo, juntinho ao alinhamento das mangueiras. Lagoa do encanto dos nossos rapazes que, teimosamente ao longo do dia, a visitam para a pesca…»

Padre Quim


BENGUELA

«… Queremos, na verdade, o mundo melhor? Uma das vertentes mais preciosas para alcançar este objectivo está na partilha de bens, cheia de amor, dos ricos com os pobres. Deste modo, teremos um mundo mais feliz, mais justo…»

Padre Manuel António


CALVÁRIO

«… E assim poderia enumerar tantos momentos onde os doentes do Calvário se convertem num exemplo, para mim, todos os dias. Uma das experiências mais positivas que estou tendo é o ser também cuidado pelos doentes e ver como se cuidam entre eles…»

Padre Rafael


SETÚBAL

Monchique na Casa do Gaiato

«Promovida pela Conferência Vicentina daquela Vila algarvia, realizou-se uma peregrinação e passeio a esta Casa.

Iniciativa que muito nos agradou por serem as vicentinas e vicentinos os animadores desta jornada…»

Padre Acílio


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«… Outra, com o papel de corte da água. Cancerosa, com quatro filhos e o marido desempregado - Oh!, senhora, toda gente trabalha neste País. Vêm para cá os brasileiros e arranjam logo patrão e o seu marido porque não o encontra?

- Ele é padeiro em tal parte. O mês passado chegou à padaria, encontrou as portas fechadas sem ter qualquer aviso. Nada recebeu irá trabalhar no próximo mês…»

Padre Acílio



SINAIS

«Padre Acílio, todas as quinzenas pelo O GAIATO nos leva aos Pobres. Então, nos brinda com sinais + que são, por vezes, estrondos que geram estrelas de luz!

Tão bom visitar os Pobres...

Dar uma ajuda...

Dar um conselho com carinho...

Vinde benditos de meu Pai, tive fome, tive sede, estava nu...»

Padre Telmo


PÃO DE VIDA

Notas estivais de ocasião e gratidão

«Para não ficarem escondidas debaixo do alqueire, de simples notas estivais sobre caminhos eclesiais e periféricos andados, em que a tónica principal é a gratidão, atrevemo-nos então a dizer bem de alguns encontros - acontecimentos e pessoas, em comunhão - muito significativos!…»

Padre Manuel Mendes


BEIRE

"Caim" e "Abel" visitam o Calvário...

«… Realmente, a par do Caim que só buscava deficiências para justificar a decisão já tomada, vi o Abel de algumas outras que, maravilhado com o que via e ouvia, continha as lágrimas com dificuldade…»

Um admirador


PENSAMENTO

Deus é zeloso; quer tudo para Si. Se as obras são nossas morrem no seu posto; se são d'Ele ficam para outros continuarem. Nem o que semeia, nem o que colhe, nem o que planta, nem o que rega, são no mundo alguma coisa, mas sim somente Aquele que dá incremento.

Pai Américo, Pão dos Pobres, 2.° vol., p 57.


Pelas CASAS DO GAIATO


Salomé, filha do nosso Jorge Alvor («Eusébio») e da Felismina, e Filipe no dia em que casaram na nossa Capela de Paço de Sousa - 28 de Setembro de 2019.

UM ACHADO…

«Vasculhando correspondência antiga, encontrei carta de Pai Américo, datada de 1950, dias após eu ter sido internado numa casa de saúde…»

Manuel Pinto


PAÇO DE SOUSA



  • Boletim «AMA»;
  • Vindima;
  • Futsal;
  • Campo.


Nico Semedo


MIRANDA DO CORVO

  • Escolas;
  • D. Deolinda;
  • Obras.



Rapazes de Miranda