O GAIATO digital

* Há 63 anos partiu para o Céu: «A minha Obra começa quando eu morrer! *

Edição de 20 de Julho de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1966


VINDE VER!

Um natal em Julho

«… Nesta data, até os que já têm a gestão e autonomia própria, vivendo fora das paredes da Casa do Gaiato, voltam para a Celebração. E outros que não o podem fazer, pela distância, ou por outras circunstâncias adversas, erguem-se para o Alto em gesto de gratidão e amor por tamanha graça que Deus nos concedeu, pela vida e entrega incondicional do nosso Pai Américo em beneficio dos pobres abandonados…»

Padre Quim


DA NOSSA VIDA

Pais

«… A Casa do Gaiato para se constituir numa família, vivência que sempre procura alcançar, tem necessidade de um pai e uma mãe que se dêem aos Rapazes, remediando-lhes essa carência. Não vamos pensar que serão o suprassumo nessa missão, serão homens e mulheres que respondem a uma chamada que lhes nasce no coração…»

Padre Júlio


SINAIS

«… Fomos e a santa Missa foi na Capela da sua terra - vi nos seus olhos uma grande fé e muita esperança.

No caminho de regresso abriu o seu coração: - Sabe, no tempo da minha esposa era ela que tratava dos nossos três filhos deficientes. Um deles ainda tem algum tino e trata de si; os outros dois são mesmo dependentes. Sou eu que trato deles...»

Padre Telmo


PÃO DE VIDA

Finalmente - Padre Américo!

Alunos do 3.º ano Teológico do seminário Maior de Coimbra, em 1928-1929, com o Bispo de Coimbra, D. Manuel Luís, Bispo Auxiliar, D. António Antunes, e superiores.

«… Finalmente, chegou o dia tão esperado da ordenação presbiteral, pelo Bispo de Coimbra D. Manuel Luís Coelho da Silva, depois de o ter admitido no Seminário Episcopal de Coimbra, em 3 de Outubro de 1925. No Boletim da Diocese de Coimbra, é registada uma notícia, mas breve, que diz assim:

Ordenação/ No dia 28 de Julho S. Ex.a Rev.a conferiu na sua capela particular as seguintes Ordens Maiores:Presbítero: Américo M. [Monteiro] d'Aguiar...»

Padre Manuel Mendes


MALANJE

«… Às 8:00h da manhã, começa a escola. O nosso Mário anda na primeira-classe, pois entrou para a nossa família a meio do ano passado. É um dos poucos que gosta de estudar e normalmente está muito atento nas aulas. Às vezes, a professora não vem e, mesmo proibido de sair da escola, ele escapa-se para ver se caiu alguma manga, para comer…»

Padre Rafael


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«… Foi sempre um olhar compadecido e uma visão sobrenatural da pessoa que nos abriram as portas do coração. Sabíamos que ela vivera ora com um, ora com outro e hoje não sei com quem partilha a sua vida. É uma pessoa diminuída, quer pelo ambiente que sempre a rodeou, pelo baixo nível de vida e de cultura e, também, pela falta de instrução…»

Padre Acílio


PENSAMENTO

A moeda que melhor corre no mundo é a ingratidão. Ninguém se admire, nem desanime que este mal é necessário para provar a virtude dos fortes no Senhor e está dentro da natureza das coisas. Dez foram os leprosos que o Mestre curou e apenas um foi agradecer; e este era um estrangeiro, como afirma o Evangelho.

Padre Américo, Pão dos Pobres, 2.° Vol., 5.ª ed., pg 152.


Comemoração dos 90 anos da ordenação presbiteral do Padre Américo — no seminário Maior de Coimbra


Dia 28 de Julho, Domingo

16:00 horas - Eucaristia, na igreja do Seminário Maior da Sagrada Família, em Coimbra, presidida pelo senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes.

17:00 horas - Apresentação do livro Caminhos da minha terra - Uma história do Pai Américo, da autoria do Padre José Alfredo Costa, com ilustrações do pintor Avelino Leite, no salão de S. Tomás de Aquino, do Seminário de Coimbra. [Teve o seu lançamento em 26 de Junho, quarta-feira, pelas 21:00 horas, na igreja paroquial de Campo (Valongo), com a presença de D. Armando Domingues, Bispo Auxiliar do Porto].


BENGUELA

Muito aflitos…

«… São algumas dezenas de trabalhadores. Não podemos dispensá-los, porque ficariam sem a subsistência familiar que já tinham antes de ser acolhidos. Acontece, porém, que ficamos muito aflitos para resolver este problema, por causa da dificuldade financeira...»

Padre Manuel António


SETÚBAL

«Poucos acontecimentos fazem vibrar tanto os rapazes como o casamento de um deles. Ele é arcadas feitas de palmeiras, flores no chão e pelos lados, ensaios de música, órgão, violas e rufos, tudo numa conjugação expressa de alegria que também nos atinge...»

Padre Acílio


BEIRE

BEIRE - Flashs da Quinzena

«… Nos seus, abençoadamente fecundos, já quase 94 anos de idade, com 56 de Padre da Rua, P.e Telmo é uma fonte a jorrar Mais Vida e vida em abundância (Jo 10,10) para todos quantos se aproximam dele. Basta andar aqui por perto para ouvir/ver isso: P.e Telmo é uma presença que irradia Paz. Ouvimo-lo da boca dos crentes e dos não crentes. Porque sempre fez amigos e criou os rapazes sem destrinça de crenças. Como quem intui que só lhe é pedido que o seu modo de Estar-Com-os-outros testemunhe a sua Fé…»

Um admirador


Pelas CASAS DO GAIATO


PAÇO DE SOUSA

  • Férias;
  • Futebol;
  • Campo;
  • Animais.


Fausto Casimiro


CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

"A ACÇÃO VICENTINA NÃO É DISTRIBUIR DINHEIRO E COISAS."

«Na reflexão que fez no início da Festa de Verão deste ano, na Casa Ozanam, o Presidente do nosso Conselho Central, disse, e muito bem, que a acção vicentina não é distribuir dinheiro e coisas. Então se não é isso, o que é que é o essencial da acção vicentina? Aí o nosso Presidente falou da necessidade do regresso às origens, ou seja, da importância da visita domiciliária...»

Américo Mendes


MIRANDA DO CORVO

OBRAS

Continuam as obras no edifício central da nossa Casa do Gaiato, nomeadamente no exterior, desta vez na parte virada a sul. Vedaram-se bem as infiltrações nas telhas, limparam-se as paredes, arranjaram-se as fissuras, os beirados e as caleiras. Depois, seguiram-se as pinturas adequadas, cuja tarefa é demorada, pois nesta parte da casa existem várias quebras e uma varanda. Como as despesas são grandes, pedimos a ajuda dos nossos amigos e amigas, a que já responderam alguns, pelo que agradecemos muito as vossas partilhas, dentro das vossas possibilidades. O nosso mealheiro é o seguinte: Obra do Padre Américo — Casa do Gaiato — 3220-034 Miranda do Corvo — NIB: 0035 0468 00005577330 18. Antecipadamente, bem-hajam! 

Rapazes de Miranda


ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

«… A porta do "Museu/Memorial Padre Américo" foi uma vez mais aberta para nós, pois o local no antigo edifício das Escolas é tão simbólico, onde outrora tivemos as aulas do 1º ao 6º ano do Ensino Básico. Deveras emocionados, agora já podemos percorrer este espaço munidos de um pequeno catálogo descritivo da exposição, para além do livro de presenças onde deixamos o nosso testemunho e agradecimento…»

Elísio Humberto