O GAIATO digital
* No início de mais uma época de praia *
Edição de 22 de Junho de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1964
DA NOSSA VIDA
D. Maria do Rosário

«Conheci a D. Maria do Rosário há 30 anos na Casa do Gaiato em Miranda do Corvo. Era o saudoso Padre Horácio o Pai daquela família. Também a D. Maria da Luz partilhava o seu dom materno com os Rapazes que habitavam o Lar de Coimbra, dedicado fundamentalmente à preparação escolar dos mesmos...»
Padre Júlio
O NOSSO CALVÁRIO

Interior da Capela do Calvário - Espigueiro
«… A fidelidade ao sonho do Pai Américo e à construção do Pe. Baptista convidam-nos e obrigam-nos a prosseguir, certos da Providência e fortalecidos pela Razão dos homens.
Perante uma obra de inspiração divina como esta, alicerçada no mandamento do Amor, obra da Caridade cristã em que os protagonistas foram e serão sempre "os doentes", por isso o lema Obra de Doentes, para Doentes, pelos Doentes, não será por uma invectiva de alguns homens que deixará de continuar a realizar tão nobre, tão necessária e, sobretudo, tão bela missão...»
Padre Fernando Fontoura
VINDE VER!
A minha família
«No decorrer da hora da reza do Terço, fez-se silêncio na sala habitual deste acto comunitário de devoção à Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Mãe nossa. Silêncio porque um estranho teve acesso ao nosso santuário doméstico, no dizer de Papa São João Paulo II: "A família é o santuário doméstico"...»
Padre Quim
BENGUELA
O que é uma Casa do Gaiato?

«Queremos dar uma resposta segura às pessoas que nos perguntam: O que é uma Casa do Gaiato? Pai Américo, com o coração apaixonado pelos pobres, viu um problema social muito grave, nos vários sentidos humanos: o problema familiar. Podemos, pois, dar esta resposta à pergunta inicial: Pai Américo quis que a Casa do Gaiato fosse a Casa de família dos filhos sem família ou tendo-a é como se não a tivessem...»
Padre Manuel António
PATRIMÓNIO DOS POBRES
«Deus deu-me a Graça de experimentar o sofrimento, não só na operação que fiz, na terrível infecção urinária, que me deitou abaixo mas, mais ainda, pela comunhão, na dor dos outros doentes...»
Padre Acílio
PÃO DE VIDA
Elisabeth Leseur
«… Em 1910, Elisabeth e Félix foram de Paris a Jougne de automóvel com um amigo. Esta viagem foi providencial, pois em 10 de Julho pararam em Beaunne para visitar essa cidadezinha encantadora e sobretudo o seu belo Hospital. De facto, uma menina doente, com cerca de 8 anos, pela qual Elisabeth se interessou, foi ocasião de uma correspondência com a religiosa que tratava dela, depois publicadas sob o título: Cartas sobre o sofrimento...»
Padre Manuel Mendes
BEIRE
Sim, mas… Não posso não falar.

«… P.e Telmo, outro nosso herói de África (Malanje), mesmo amparadito a algum braço que nunca lhe falta, também está presente. Ao lado de P.e Fernando - que preside. Olho-o. É a PAZ encarnada! E, entre o povo, vai P.e Manuel António. Em sua debilidade, sob o peso de tantos anos de luta. A presença deles, assim, aqui, é um acto de grande coragem e humildade. Com o nosso saudoso P.e Zé Maria, foram eles que levaram até África as Casas do Gaiato. Sofreram os horrores da guerra colonial. Mal a coisa serenou, retomaram a sua nobre missão. Agora, bem merecem este repouso mimado. São eles que encarnam, entre nós, a presença de "Deus que alegra a nossa juventude" (Sl 42,4). Uma juventude de 93 e outra de 85 anos. Mas juventude! Porque o Senhor é de ontem, é de hoje e é de sempre!...»
Um admirador
NOVO LIVRO
Gestos de Misericórdia, é o título de um livro da autoria do Padre Acílio, editado pelo Santuário de Cristo Rei, no seu sexagésimo aniversário.

Está à disposição dos nossos leitores, na nossa Editorial e na Casa do Gaiato de Setúbal, pelo valor de dez euros, produto para o Património dos Pobres.
SETÚBAL
«Afinal, não foi só um contentor que mandámos para Malanje, foram dois - e dos maiores - de quarenta pés cada.
No primeiro, não pudemos meter todo o material necessário para a rega dos vinte hectares, como foi planeado. Esse, levou parte da tubagem, e o segundo, o restante mais uma quantidade enorme de torneiras e oitenta tubos que o primeiro estudo não previa...»
Padre Acílio

Pelas CASAS DO GAIATO
O NOSSO JORNAL
Serve esta nota para pedir desculpa aos nossos estimados assinantes que receberam o Jornal de 8 de Junho com defeito ou danificado.
Nos últimos anos, tem sido feito um esforço para se actualizarem as máquinas da nossa Tipografia, uma vez que as existentes ou estão obsoletas ou funcionam com defeito. Exemplo disso é o nosso jornal a cores que é feito numa máquina adquirida há cerca de três anos.
Recentemente, adquirimos uma nova máquina de embalar o Jornal, contudo, leva sempre algum tempo adaptá-la ao nosso produto e às outras máquinas já existentes. O último número d'O GAIATO já foi parcialmente embalado na nova máquina, e, como ainda não está a 100% alguns jornais saíram parcialmente danificados.
Aproveitamos para pedir aos assinantes que ainda não enviaram o RGPD (Regulamento Geral de Protecção de Dados) que o façam pedindo por telefone para vos enviarmos o impresso para assinar. Depois de assinado pode ser enviado por carta, ou então por e-mail digitalizando-o. Pode ainda enviar um email escrevendo um texto semelhante a este: "Declaro que autorizo a Obra da Rua ou Obra do Padre Américo a fazer utilização dos meus dados pessoais, processados e armazenados informaticamente, para efeitos de prestação de serviços: assinatura / envio de publicações e processamento de donativos".
Muito gratos!
Os rapazes da Administração
PAÇO DE SOUSA
- Futebol;
- D. Maria do Rosário;
- Campo;
- Visitas;
- Tipografia.
Nuno Machado

MIRANDA DO CORVO

- Faleceu a senhora D. Maria do Rosário;
- Obras.
Rapazes de Miranda
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE

Faleceu o Nuno Augusto Silva, que foi desta Casa do Gaiato, e aqui deixamos a notícia para conhecimento de quantos privaram com ele.
Deus o tenha conSigo.
- Passeio anual;
- Errata;
- Próximos eventos regionais com participação da "Tuna Musical".
Elísio Humberto