O GAIATO digital
* O trabalho em família cria relações fortes entre os seus membros *
Edição de 25 de Maio de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1962
DA NOSSA VIDA
Crescer
«... Uma das características comuns às Casas do Gaiato é, precisamente, o espírito de grupo, a sintonia que naturalmente estabelecem entre si os nossos Rapazes…»
Padre Júlio
VINDE VER!
Vida em família

«… A vida em família não entra em férias em nenhum momento. Haja aulas ou não, a barca familiar navega nas águas seguras até ao bom porto. E quando a escola fecha as suas portas por imperativo de calendário, abrem-se as exigências no campo do trabalho manual. É necessário dar algum descanso também ao trabalho mental para renovar as forças fatigadas ao longo deste primeiro trimestre lectivo, agora em conclusão…»
Padre Quim
PATRIMÓNIO DOS POBRES

«De regresso, avistámos outro aglomerado de barracas e aproximámo-nos para observar se por lá morava gente.
Assana, sempre curioso, apeou-se, viu e fotografou. Ora, aí está o que há tanto tempo tenho adivinhado.
A falta de casas e o seu inacessível preço faz com que as pessoas sejam obrigadas a viver em condições infra-humanas, quase como animais selvagens.»
O GAIATO, n.°1961, 11-05-2019
Padre Acílio
PÃO DE VIDA
Elisabeth Leseur
Continuação do número anterior
«… Elisabeth foi pressentindo a verdade da religião que Félix combatia e empreendeu um labor de desconstruir essas obras e refazer a sua instrução religiosa.
Começou a meditar com assiduidade a Sagrada Escritura, em especial os Evangelhos - a pessoa e as palavras de Jesus…»
Padre Manuel Mendes
SINAIS

«… Paulo Sérgio é um fenómeno. É natural de Vila da Feira. Há um ano que nos consome para ir à sua terra.
— Pago uma arrufada e quero ver o Castelo. — Que sim, um dia vamos.
Foi ontem. Padre Fernando meteu-o no carro e foram.
A Fatinha preparou-o a rigor. Comeu arrufadas e viu o Castelo…»
Padre Telmo
DO MEU CANTINHO
«Este é para dar notícias, aos nossos Amigos, dos nossos padres.
Em tudo o que é vida no mundo, existe a inconstância e a transformação das coisas. Também a nossa vida, vida de cada um em particular, vai-se transformando e ficando sujeita aos condicionalismos da natureza humana…»
Padre Júlio
MALANJE

«Entramos no tempo seco, a que aqui chamam Inverno. Desde o mês de Maio até ao de Setembro, não cairá uma gota de água. No nosso caso, é um tempo óptimo para começarmos a nossa horta: couves, repolhos, tomates, pimentos, etc. - para nosso consumo e para vendermos…»
Padre Rafael
EDUCAR PARA ESTAR NESTE MUNDO

«…O grande desafio é tornar credível, atraente e apetecível a casa, a escola, a Igreja. O valor do contacto pessoal é tudo porque gera tudo…»
Padre Lacerda
BEIRE
Chocolates "para a alma"

«Com aquelas variáveis que cada situação sempre arrasta consigo, a cena também se repete muitas vezes por aqui. Como, aliás, por todo o lado. Delicio-me a ruminá-la. Na alegria e na dor que sempre traz consigo. E vou tentando abrir-me à Luz para com+TEMPL+ar e aprender. Para saber com+viver nesta realidade que é a nossa. No agridoce mistério que nos habita. O trigo e o joio estão condenados a viver juntos. Não se vá arrancar o trigo ao querermos ser mais papistas que o Papa…»
Um admirador
Pelas CASAS DO GAIATO
CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA
ORGANIZAR A PARTILHA SOLIDÁRIA

«A nossa Conferência está a cuidar das reparações em duas casas do Património dos Pobres: uma que ficou sem morador depois do falecimento do que lá viveu muitos anos e outra que tem morador, mas que precisa de reparações substanciais…»
Américo Mendes

MIRANDA DO CORVO
- Obras;
- Padre Horácio;
- Padre Carlos;
- D. Maria do Rosário;
- Desporto.
Rapazes de Miranda
PAÇO DE SOUSA
- Visitas;
- Futebol;
- Padre Manuel António;
- Grupo Desportivo;
- Azurara.
Nuno Machado

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO CENTRO
ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS GAIATOS E FAMILIARES DO NORTE
«Amigos e associados. Há já muito tempo que não damos sinal de vida, mas temos estado em actividade, apoiando regularmente um dos nossos associados doente e com várias carências. Com a colaboração da Casa do Gaiato de Miranda tem sido apoiado na parte alimentar…»
José Martins
«… Conforme partilhamos na última crónica, foi com enorme prazer que a Associação acedeu ao convite da Directora, Dra. Adelaide Galhardo, para embelezarmos com a Tuna Musical os momentos que antecederam a apresentação do livro do Prof. Joaquim Martinho, de Paço de Sousa, "Do Alentejo à Andaluzia"…»
Elísio Humberto
LAR DO PORTO
«... Vou dar notícias daqueles que o Senhor pôs no nosso caminho: A mãe dos 7 filhos 2 netos. Desde que fez o tratamento da boca a sua vida começou a melhorar, uma vez que já tem algum trabalho. O pai dos filhos continua sem poder trabalhar. Diz ele. O que nos vale é os nossos filhos terem saúde e, acrescenta, a minha mulher nem parece a mesma, anda sempre a rir…»
Adelaide e Zé Alves