O GAIATO digital

* O Processo de Glorificação Canónica de Pai Américo está em andamento em Roma *

Edição de 13 de Abril de 2019 : Ano LXXVI : n.º 1959

PÃO DE VIDA

Não ter medo de ser santo

«… Hoje, dia 2 de Abril, é de revelar o marco discreto, mas significativo, desta data no percurso desta Causa, pois está prevista, pela Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, a discussão dos Consultores Teólogos sobre a Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis - Beatifi-cationis et Canonizationis Servi Dei Americi Monteiro de Aguiar, Sacerdotis Dioecesani (1887-1956) [P. N. 1764]. Na verdade, foi concluída a fase mais importante e empenhativa, que se tratou do estudo minucioso da vida e obra de Padre Américo, e de que resultou a dita Positio, impressa em 2004 e depois entregue em Roma...»

Padre Manuel Mendes


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«… A revolução não se fez para andarmos para trás, nem para encher o bolso dos políticos desonestos, mas para que o povo seja amparado, sobretudo nos momentos difíceis.

Esta questão é com o Senhor Ministro da Segurança Social, homem que parece bom e honesto: — Senhor Ministro é necessário nomear alguém sério e capaz, em cada Centro de Segurança Social, que resolva bem casos como este e não se conte somente com a caridade dos cristãos ou de homens de boa vontade pois o Estado tem deveres que a lei não prevê!…»

Padre Acílio


DA NOSSA VIDA

Outras pobrezas

«… Não são situações de pobreza tradicional, mas são situações aflitivas que podem conduzir os envolvidos nelas a decisões por desespero, e este não é bom conselheiro. Quantas mais por esse país fora? São muitíssimas. Que fazer? A resposta dá-a Pai Américo: "A melhor maneira de resolver os males alheios é cada um fazer todo o bem que puder dentro da sua pequenina esfera de acção. Não há arma mais eficaz para combater o Mal do que a prática do Bem"…»

Padre Júlio


MALANJE

«Ao chegar a Casa com o tractor, encontro o tio Joaquim (um antigo trabalhador desta Casa que tem 80 anos), vinha receber uma pequena paga que damos a todos aqueles que se reformaram e aos quais o Governo não dá nada. O motivo, não tinha nada para comer. Meto a mão no bolso e dou-lhe algum dinheiro. Com um sorriso diz que esta é a única família que lhe resta neste mundo.…»

Padre Rafael


SINAIS

«… A Maria do Carmo sonha dia e noite com os recantos da nossa Aldeia... O Manuel suspira pelos carreiros floridos da mata. Ia e vinha! Vinha e ia, nas suas horas e dias…» 

Padre Telmo


BENGUELA

Gestos de amor

«… O amor aos Pobres, sem dúvida, deve animar as nossas vidas, dum modo especial, neste tempo da Quaresma. É um sinal de que estamos verdadeiramente comprometidos em ajudar os mais necessitados de amor. Temos muito viva a Palavra da Sagrada Escritura que deve ser um foco de luz para as nossas vidas neste santo tempo da Quaresma: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". Mais: "Bem-aventurado o que pensa no pobre e no indigente". E ainda: "Bem-aventurado o homem que se compadece e dá sempre a sua ajuda ao necessitado"…»

Padre Manuel António


ESTADO DE GRAÇA

DEUS é amor! Viver em Graça é a mesma coisa que viver em Caridade. A Caridade é o amor em Estado de Graça, introduz Deus no amor. É o amor divinizado.

Que se conheça que vivemos em Graça pela maneira como amamos. Este foi o distintivo que Jesus Cristo nos legou. A Graça especifica-se na Caridade mas também na Fé. A Graça dá-nos uma razão para viver e uma razão para morrer. Que bem se vive quando se sabe porque se vive!

Portanto, não resistamos à Graça. As portas do coração fecham-se e abrem-se por dentro.

Padre Lacerda


SETÚBAL

Os nossos pequeninos

«… Era um domingo à tarde eu passava do escritório de cima, no primeiro andar, através do corredor traseiro que dá vista à nossa encantadora quinta.

Vejo os cinco mais pequenos muito divertidos correndo uns atrás dos outros para um lado e para o outro. Pareceu-me que jogavam uns com os outros qualquer divertimento. Não ouvi os seus gritos de alegria mas surpreendiam-me os movimentos, os saltos e os gestos dos braços…»

Padre Acílio


BEIRE

As "aleluias" voltaram ao Calvário

«… Hoje de manhã cedo, corri para o Calvário. Gosto da Oração da Manhã, orientada pelo Nana, e do tomar o pequeno almoço com eles. Quando cheguei o sol já raiava. Mas ali o Silêncio de Deus e a calma da Mãe-Natureza ainda cheiravam a madrugada. Porque tinha mudado a hora e o sonito pesou sobre a comunidade... Aproveitei e fui banhar-me na beleza das aleluias que, em sua típica brancura, esbordam alegria sobre aquela avenida.…»

Um admirador


PADRE AMÉRICO — «PENSAMENTOS»

Correspondendo ao pedido que nos foi apresentado por algumas pessoas que ainda não nos enviaram [à Editora Modo de Ler — Centro Literário Marinho; Praça Guilherme Gomes Fernandes, n.° 43; 4050-293 Porto; e-mail: mododeler@gmail.com] os 10 Pensamentos do Padre Américo, com que se pretende assinalar os 80 anos da fundação da Obra da Rua/ Casa do Gaiato/ O Calvário, mas que desejam dedicar pelo menos esses breves momentos da sua vida a quem teve todo o tempo da vida para os outros, foi adiada para 30 de Abril próximo a data limite para o recebimento dos referidos Pensamentos.


Pelas CASAS DO GAIATO


MALANJE

«… Foi em 16 de Julho de 2011, na Catedral de Malanje, depois do lindo acontecimento que foi a ordenação presbiteral o nosso querido Arnaldo Joaquim Diogo António (Padre Quim), que despertaram mais vocações em nossa Casa do Gaiato. Um ano depois da ordenação do Padre Quim, ingressaram no Seminário Maior de São José de Malanje dois gaiatos da nossa Casa: Adão Calica e Luís Domingos...»

Zézito


MIRANDA DO CORVO

«… Os vários campos de aveia (para palha) estão verdejantes e esperamos que produzam bem. Os diversos jardins dos nossos espaços interiores (em cima e em baixo) têm sido cuidados, com o corte da relva e dos arbustos e a limpeza das folhas. Um casal muito amigo da Pampilhosa (do Botão) ofereceu-nos uma ovelha (de cor negra) muito bonita, o que agradecemos e veio compor mais o nosso rebanho, no qual temos muito gosto…»

Rapazes de Miranda


PAÇO DE SOUSA

«… "campeões, campeões, campeões"…»

Bruno Alexandre


CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Tempos de Férias

«… Ser Vicentino nos dias de hoje, respondendo a problemas relevantes dos dias de hoje, pode ser colaborar com outros na construção de respostas ao problema atrás referido. Cada caso é um caso e cada localidade é diferente da outra, mas há sítios onde, partilhando instalações de alguma entidade que não as esteja a usar e reunindo voluntários de várias origens, seja possível organizar actividades educativas e sadias para valorizar utilmente o tempo das férias lectivas de muitas crianças. …»

Américo Mendes