O GAIATO digital

* Azulejo da Capela da Casa do Gaiato Paço de Sousa *

Edição de 16 de Setembro de 2017 : Ano LXXIV : N.º 1918

PÃO DE VIDA

Há 80 anos no Ceira

«... celebrámos a Eucaristia, pela alvorada do último Domingo de Agosto, na Igreja de Vila Nova do Ceira com uma assembleia amiga e ainda recordada daquele tempo das férias de garotos pobres, como algumas velhinhas com mais de 90 anos e que conheceram Padre Américo na casa ao lado da Matriz da terra com o rio Ceira a beijar-lhe os pés, ao fundo da várzea. As suas Colónias de Campo do Garoto da Baixa de Coimbra, com a ajuda de estudantes do Seminário e da Universidade, levaram ao gáudio da gente miúda das ruas do Mondego, desde o Alva (1935) ao Ceira (1937), conforme explicou no Obra da Rua...»

Padre Manuel Mendes


DA NOSSA VIDA

Do que nós Necessitamos

«... Sendo os Rapazes em número muito inferior ao que se verificava há uns anos atrás, algumas tarefas, no entanto, não diminuíram em volume, como esta da vindima. A realidade vai-nos confrontando com novas situações, a que não podemos responder passivamente. Noutros níveis da nossa vida vamos sentindo um aperto dos trabalhos em que temos de nos redobrar, sintomas que nos fazem ansiar por mais e novos trabalhadores para esta parte da Vinha do Senhor...»

Padre Júlio

Ler artigo completo


MOÇAMBIQUE

«... Há uns dias atrás, apareceu uma Associação para fazer uma doação e falar dos Direitos da Criança. Na sua primeira intervenção, diziam "neste orfanato nós sabemos que vocês precisam da nossa ajuda, mas nós queremos também trabalhar convosco de outra forma, desenvolvendo a vossa criatividade e transformando os vossos direitos em histórias verdadeiras..." Um rapaz, logo pediu a palavra e disse: "Nós não estamos num Orfanato. Somos uma família. Temos tios, tias, pais, mães e muitos manos... Somos uma família." »

Quitéria Paciência Torres


BENGUELA

Temos esperança…

«... Os pedidos para o ingresso de novos filhos abandonados, na nossa Casa do Gaiato de Benguela, continuam a bater à porta do nosso coração. O atendimento favorável continua a ser impossível, porque há falta de empregos para os filhos mais velhos que já deviam estar na sua autonomia, fora da Casa do Gaiato. Continuamos a bater à porta das várias empresas. Aguardamos, com sofrimento e paciência...»

Padre Manuel António


SINAIS

«Caro Padre Baptista, envio-lhe a foto dos seus rapazes. Continuam fiéis ao seu espírito e orientação: presença na vacaria, trabalho no campo e na horta, ruas limpas e camaratas que são um espelho. Todos o recordam e sofrem consigo a grande injustiça...»

Padre Telmo


PATRIMÓNIO DOS POBRES

«... Sempre me pareceu que uma tragédia destas, descrita por um técnico, deveria ter resposta pronta nos serviços sociais do Estado. Mas não, a resposta é negativa. Resolveram então, bater à porta do Património dos Pobres, como tanta gente aflita.

Que havia eu de fazer?... Passei-lhes um cheque...»

Padre Acílio


SETÚBAL

Vindima — Ano novo

«... Cada um com a sua tesoura e o seu grande alguidar, alinharam a dois, cada um ao lado da carreira armada da vinha. Como esta é muito mais comprida que larga - as dezanove filas medem 340 metros cada, tem apenas dois travessões e dois cabeceiros, foi preciso carregar os alguidares e as caixas das uvas cerca de oitenta metros o que tornou a tarefa mais pesada e fastidiosa...»

Padre Acílio


PENSAMENTO

Somente o amor de Deus atrai, fascina, convence, toca os corações mais calejados, faz das curvas linhas rectas e acende nas almas desejos de perfeição! «Eu vim trazer Fogo à terra.» Este Fogo queima sem consumir, e não deixa a gente ter paz.

Pai Américo

Pão dos Pobres, 1.º vol., p 142.

Pelas CASAS DO GAIATO

BEIRE

Da original capela do Calvário para…

«... O dia estava ameno. O sol começava a declinar. Com um céu azul, a debruar de oiro o verde das vetustas carvalhas da nossa mata. Pouco depois do almoço, os doentes, mesmo os de cadeiras de rodas, tiveram quem os descesse até ao cruzeiro, defronte da capela, a formar uma colorida meia lua, em frente à escadaria. Para melhor observar tudo o que iria passar-se...»

Um admirador


MIRANDA DO CORVO

Agropecuária - Arranjos - Escolas - Saúde - 60 anos de vida sacerdotal

Rapazes de Miranda


PAÇO DE SOUSA

Vindima — Música — Regresso às aulas — Brincadeira — Museu

Júnior


CONFERÊNCIA DE PAÇO DE SOUSA

Donativos

Américo Mendes