
Nos 94 anos da Ordenação Sacerdotal de Pai Américo
28 de Julho de 1929 - 28 de Julho 2023
«Seminário de
Coimbra
Junho de 1928
Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Conde
Como no fim do 3.° ano, segundo promessa do meu V. Reitor hei-de receber Ordens de Presbítero, segue-se que nas ordenações do fim do corrente tomarei Subdiácono; e sendo meu desejo jurar então nas mãos do Prelado voto de pobreza e obediência, rogo a V. Ex.a Rev.ma o grande favor de ser dispensado do Património. […]
A. M. Aguiar»
«Seminário de Coimbra
Outubro de [19]28
Dia em que fui admitido ao Subdiaconado.
Voto de Pobreza. Em nome e por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, o grande Mendigo, que me tem cumulado de riquezas sem conta nem peso nem medida, declaro solenemente, humildemente, que nada mais desejo possuir nem saber, nem pregar, senão a verdadeira riqueza que o mundo ignora e que se chama a Altíssima Pobreza do meu Senhor Jesus Cristo. E assim, com consciência clara e visão segura das dificuldades, privações e responsabilidades da vida futura, quero ligar-me a ela por um Voto de Pobreza, sub gravi, que hoje juro humildemente nas mãos do meu Prelado, renunciando desde já a tudo quanto possuo ou venha a possuir, obrigando-me a viver pobremente, do meu trabalho de cada dia e a entregar ao meu legítimo Superior tudo quanto me sobrar do meu modesto sustento e decente vestuário.
Américo Monteiro de Aguiar
Voto de Obediência. Em nome e por amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, que se fez obediente até à morte para me dar esta Vida Divina que nos consome, declaro solenemente, humildemente, que de hoje para o futuro desejo viver ligado à vontade do meu Prelado, na renúncia inteira da minha, pelo que humildemente juro nas suas mãos, nesta data, Voto de Obediência inteira, sub gravi.
Américo Monteiro de Aguiar»