MOÇAMBIQUE

Todos os dias são Dia da Criança

O mês de Junho começa com o Dia Internacional da Criança. Em Moçambique celebra-se uma quinzena da criança, pois aproveita-se também para lembrar o dia 16 de Junho, como o Dia da Criança Africana. Nós costumamos dizer aos nossos rapazes que todos os dias são Dia da Criança. As crianças precisam de amor, respeito, educação, família, alimentação, saúde e tudo mais segundo a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Este ano um grupo dos nossos rapazes foi convidado a conhecer as oficinas standard do Grupo Entreposto de Moçambique e conviver com os seus colaboradores durante algumas horas. Foram recebidos num ambiente de muita alegria e descontracção. Fizeram uma visita acompanhada e participaram de alguns concursos e, no final, tiveram um lanche e saíram encantados. Dando continuidade ao programa do dia, também foram convidados a conhecer a Nunciatura Apostólica de Maputo, e lá tiveram a oportunidade de visitar as instalações onde, com muito carinho, o Secretário do Núncio, Padre Cristiano, mostrou o significado de tudo o que iam vendo. Após a visita, mais um lanche e o retorno a Casa, felizes por terem aprendido muita coisa. Outro grupo foi convidado a assistir a um filme na Matola, nunca tinham entrado num Cinema com ecrãs tão grandes. Tudo lhes parecia um mundo diferente. Ficaram maravilhados. A Casa, durante o dia, permaneceu vazia. O silêncio tomou conta, mas o meu coração estava inquieto, a pensar nas crianças à nossa volta e em outras que nos têm aparecido através da Acção Social, Polícia, Paróquias e amigos. Quantos inocentes que no dia-a-dia são esquecidos! Que no meio de tanta injustiça, onde os mais pequeninos são as vítimas, haja pessoas capazes de acolhê-las como Jesus acolheu: "Deixai vir a mim as criancinhas".

O Espírito de Deus desceu sobre nós

Durante a Quaresma e Páscoa, intensificámos a nossa preparação e preparámos os mais pequeninos para o Sacramento do Baptismo. Todos os dias, tínhamos uns minutos de catequese e oração. Neste tempo, as perguntas não faltavam e as respostas, muitas vezes, eles próprios as davam. Uma grande aprendizagem para os adultos. Momentos de reflexão e abertura para Deus, que só quem está junto dos mais pequeninos consegue perceber.

Cada um escolheu o seu padrinho e, para a nossa surpresa, os escolhidos foram os manos mais velhos, que convidaram os seus padrinhos de Baptismo para acompanhá-los.

O dia do Baptismo coincidiu com a festa de Pentecostes. Cânticos e alegria pela Celebração da festa da descida do Espírito Santo. As nossas crianças não precisam de muita motivação para demonstrar gratidão e alegria.

No dia da Celebração, os padrinhos chegaram muito cedo e tiveram todo o cuidado em prepará-los bem. Foram recebidos à entrada principal da nossa Capela e cada um, junto dos padrinhos, foi questionado pelo Sacerdote - o que vinha pedir à Igreja e o nome que traziam. Cada um deles respondia com muita firmeza e, assim, de uma forma muito festiva a cantar e a dançar, deu-se início à grande festa. As pessoas da comunidade fizeram-se presentes, os nossos amigos e os rapazes mais velhos também, para com os nossos mais pequeninos renovar os compromissos do Baptismo.

E como estamos na quinzena da Criança, também não faltou um momento para surpresa. À nossa saída estavam os nossos amigos do BCI, acompanhados pelos filhos do Ex.mo Presidente da República de Moçambique, que também queriam prestar solidariedade dentro do programa da quinzena da Criança.

Quitéria Paciência Torres