MOÇAMBIQUE
Todos os dias são Dia da Criança
O mês de Junho começa com o Dia Internacional da Criança. Em Moçambique celebra-se uma quinzena da criança, pois aproveita-se também para lembrar o dia 16 de Junho, como o Dia da Criança Africana. Nós costumamos dizer aos nossos rapazes que todos os dias são Dia da Criança. As crianças precisam de amor, respeito, educação, família, alimentação, saúde e tudo mais segundo a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Este ano um grupo dos nossos rapazes foi convidado a conhecer as oficinas standard do Grupo Entreposto de Moçambique e conviver com os seus colaboradores durante algumas horas. Foram recebidos num ambiente de muita alegria e descontracção. Fizeram uma visita acompanhada e participaram de alguns concursos e, no final, tiveram um lanche e saíram encantados. Dando continuidade ao programa do dia, também foram convidados a conhecer a Nunciatura Apostólica de Maputo, e lá tiveram a oportunidade de visitar as instalações onde, com muito carinho, o Secretário do Núncio, Padre Cristiano, mostrou o significado de tudo o que iam vendo. Após a visita, mais um lanche e o retorno a Casa, felizes por terem aprendido muita coisa. Outro grupo foi convidado a assistir a um filme na Matola, nunca tinham entrado num Cinema com ecrãs tão grandes. Tudo lhes parecia um mundo diferente. Ficaram maravilhados. A Casa, durante o dia, permaneceu vazia. O silêncio tomou conta, mas o meu coração estava inquieto, a pensar nas crianças à nossa volta e em outras que nos têm aparecido através da Acção Social, Polícia, Paróquias e amigos. Quantos inocentes que no dia-a-dia são esquecidos! Que no meio de tanta injustiça, onde os mais pequeninos são as vítimas, haja pessoas capazes de acolhê-las como Jesus acolheu: "Deixai vir a mim as criancinhas".
O Espírito de Deus desceu sobre nós
Durante a Quaresma e Páscoa, intensificámos a nossa preparação e preparámos os mais pequeninos para o Sacramento do Baptismo. Todos os dias, tínhamos uns minutos de catequese e oração. Neste tempo, as perguntas não faltavam e as respostas, muitas vezes, eles próprios as davam. Uma grande aprendizagem para os adultos. Momentos de reflexão e abertura para Deus, que só quem está junto dos mais pequeninos consegue perceber.
Cada um escolheu o seu padrinho e, para a nossa surpresa, os escolhidos foram os manos mais velhos, que convidaram os seus padrinhos de Baptismo para acompanhá-los.
O dia do Baptismo coincidiu com a festa de Pentecostes. Cânticos e alegria pela Celebração da festa da descida do Espírito Santo. As nossas crianças não precisam de muita motivação para demonstrar gratidão e alegria.
No dia da Celebração, os padrinhos chegaram muito cedo e tiveram todo o cuidado em prepará-los bem. Foram recebidos à entrada principal da nossa Capela e cada um, junto dos padrinhos, foi questionado pelo Sacerdote - o que vinha pedir à Igreja e o nome que traziam. Cada um deles respondia com muita firmeza e, assim, de uma forma muito festiva a cantar e a dançar, deu-se início à grande festa. As pessoas da comunidade fizeram-se presentes, os nossos amigos e os rapazes mais velhos também, para com os nossos mais pequeninos renovar os compromissos do Baptismo.
E como estamos na quinzena da Criança, também não faltou um momento para surpresa. À nossa saída estavam os nossos amigos do BCI, acompanhados pelos filhos do Ex.mo Presidente da República de Moçambique, que também queriam prestar solidariedade dentro do programa da quinzena da Criança.