MIRANDA DO CORVO
AGROPECUÁRIA - A caminho da Primavera, que todos gostamos, têm crescido os dias de sol e diminuiu a chuva. Nas árvores de fruto e nos arbustos já se vêem lindas flores, o que nos dá alegria, neste tempo de triste pandemia. As aleluias do largo exterior da nossa Capela já estão floridas! Continuaram-se a limpar os matos e a rapar o chão dos nossos montes - de carvalhos, sobreiros, pinheiros e eucaliptos - acima do nosso olival do olheiro, na zona de Vale Simões. Foram estacadas e amarradas as videiras novas, que foram plantadas. Com uma tesoura própria, comprada, cortaram-se as sebes de cedros nos muros da nossa quinta de cima, a nascente e a poente. Aproximando-se o tempo feliz da Páscoa do Senhor, começou-se o arranjo dos nossos jardins, cortando a relva com as máquinas e limpando as folhas. Devido a algumas falhas de árvores no nosso pomar, iremos a um viveirista comprar várias árvores de fruto, na maioria macieiras, para serem plantadas ainda em Março. Um ovino ficou doente; e duas crias de ovelhas, estando já crescidas, foram deslocadas dos currais para o ovil, juntando-se ao nosso rebanho, que tem um bom redil com erva para pastar, a poente. Na feira de Miranda, foram compradas algumas galinhas poedeiras, mas precisamos de arranjar mais, porque a malta gosta muito de ovos estrelados. Nos nossos barracos, onde temos muitos fardos de palha, alguns gatos vão fazendo um bom trabalho - apanhar ratice.
ARRANJOS - Em algumas horas de chuva, tem-se aproveitado para arrumar as nossas oficinas de serralharia e carpintaria, pois há coisas que têm de ser organizadas e recicladas. No nosso galinheiro, as redes de três grades das janelas estavam a precisar de ser substituídas, pelo que foram raspados e pintados os respectivos aros, e colocados outros gradeamentos novos, ficando bem. Como o telhado da nossa passareira, de rolas, a poente, se encontrava em mau estado, foi retirado e colocado outro novo, o que acarretou certa despesa com a cobertura, ficando bonito. Teve de ser feita a revisão, anual, dos extintores.
REUNIÃO DOS PADRES DA NOSSA OBRA - Foi muito interessante saber que os nossos Padres, unidos, em 23 de Fevereiro, tiveram de fazer uma reunião zoom, devido às contingências da pandemia, a partir das várias Casas da Obra da Rua, em Portugal e África - Angola: Padre Júlio, orientador - em Paço de Sousa; Padre José Alfredo e Padre Telmo - em Beire; Padre Manuel - em Miranda do Corvo; Padre Fernando e Padre Acílio, em Setúbal; Padre Rafael - em Malanje; e Padre Joaquim - em Benguela. É fundamental que todos colaboremos na vida das nossas Casas, para podermos crescer bem, com saúde e amigos de Jesus, como o nosso Pai Américo sonhou para todos nós! No dia 24 de Março, será celebrado o 75.º aniversário da bênção da Capela e inauguração da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, pelo que queremos também participar desse feliz acontecimento; que, nesse tempo difícil, muito alegrou Pai Américo, os Rapazes e amigos da nossa Obra.
CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO- A notícia da Campanha de assinantes-leitores d'O Gaiato, que foi lançada nesta Casa do Gaiato, apesar de evidentes dificuldades de encontros, vai chegando a vários pontos de Portugal e da Europa. De facto, novos amigos e amigas têm enviado as suas inscrições para esta Casa e para a sede. Mais, têm mandado algumas partilhas, em especial por transferência bancária, que vão ajudando muito a pagar as despesas necessárias desta nossa Casa do Gaiato. É de notar que esta Casa foi convidada pelo Centro Pastoral Irmã Lúcia, de Coimbra, para uma Conversa solidária, transmitida na sua página do facebook, em que foi aproveitado para falar de Pai Américo, da nossa vida e pedir leitores para o nosso jornal O Gaiato. Esta campanha foi ainda divulgada através de WhatsApp, por uma amiga, que veio trazer bens necessários e ficou como assinante: Virgínia - Vila Nova de Gaia. Para a inscrição de novos assinantes e outros assuntos, os nossos contactos são os seguintes: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone - 239 532 125; NIB - 0035 0468 00005577330 18; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda