
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
LAR DO GAIATO DE COIMBRA — Esta nossa comunidade em Coimbra, ligada à nossa Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, dispõe de um edifício construído em 1970, com quintais, na Travessa Padre Américo – n.º 7. Neste prédio foram acolhidos [em comodato] vários Rapazes de maioridade, oriundos de Timor-Leste, ligados aos Académicos Timorenses em Coimbra [ATC], que frequentam vários cursos na Universidade de Coimbra e no Instituto Politécnico de Coimbra. Todas as semanas são levados bens alimentares para esses Rapazes cozinharem. Recentemente, para este Lar universitário, houve mais pedidos de acolhimento, pelo que foi preciso arranjar mais três quartos no 2.º piso, utilizando mobiliário que nos deram, de uma vivenda em Celas, o que agradecemos. Num desses quartos, já foi instalado um jovem mestrando. Foi ainda necessário consertar algumas avarias nos quartos de banho, embora falte colocar outro termoacumulador. Entretanto, surgiram mais dois pedidos de acolhimento, de forma que brevemente serão recebidos esses Rapazes neste nosso edifício. Numa urbanização vizinha, a poente, está a ser levantado um muro; e deve ser respeitado o nosso limite do quintal de cima, junto ao caminho vicinal.
20.º ANIVERSÁRIO DA MORTE DA IRMÃ LÚCIA — O convento das Irmãs Carmelitas está próximo do nosso Lar de Coimbra e estas religiosas de clausura vão tendo presentes as nossas intenções nas suas orações. Obrigado! No dia 13 de Fevereiro, na igreja do convento, cheia de amigos, para lembrar a Venerável Irmã Lúcia, houve uma palestra pela Irmã Ângela, seguida de uma Eucaristia, presidida pelo senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio, em que concelebraram vários sacerdotes, como o nosso Padre Manuel. Continuamos a pedir às Irmãs Carmelitas, através da Irmã Susana, as suas orações. Temos no nosso Memorial uma oferta da Irmã Maria do Carmo, que conheceu Pai Américo!
PEREGRINAÇÃO JUBILAR DO ALTO MONDEGO — No dia 2 de Março, Domingo, vários Rapazes da nossa comunidade deslocaram-se a Coimbra, para participar na Peregrinação Jubilar do Alto Mondego. Assim, chegámos cedo, pelas 14 horas, para o acolhimento, no Seminário Maior de Coimbra. Depois, com a presidência do Bispo de Coimbra, escutaram-se algumas leituras; e, a seguir, com cânticos, decorreu uma peregrinação a pé, ao lado do Jardim Botânico, passando pela rotunda João Paulo II, até à Sé Nova. Nesta igreja jubilar, participámos numa Eucaristia, concelebrada pelos sacerdotes desse Arciprestado e também pelo nosso Padre Manuel, na qual o senhor D. Virgílio referiu a importância deste Ano Jubilar, aproveitando as suas graças. No final, apelou à partilha para o Seminário Maior; e à porta da Sé cumprimentou muitos fiéis. De recordar que o nosso Pai Américo foi aluno do Seminário de Coimbra!
PARTILHAS E CONTACTOS
— De várias formas, vai havendo pessoas muito amigas que vão ajudando a nossa
Casa do Gaiato, a primeira da Obra da Rua, pelo que temos de ir agradecendo a
sua amizade e generosidade. Bem-hajam! É conveniente lembrar que é preciso
darem-nos conta da morada actualizada e do número de identificação fiscal
[NIF], quando é enviada alguma partilha, para ser passado o competente recibo.
Quanto aos assinantes do nosso jornal, é de evitar devoluções. Morada e
contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo – Casa do Gaiato, Largo de S.
Brás – N.º15, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone: 239 532 125; correio
electrónico: gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda