MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
ESCOLAS — No início de Fevereiro, na Escola Básica e Secundária de Miranda do Corvo foram recolhidas as avaliações dos Rapazes que frequentam este estabelecimento de ensino. Do 1.º ciclo ao secundário, houve notas que deveriam ter sido melhores, pelo que os Rapazes precisam de aproveitar as aulas e agarrar-se ao estudo. Os Rapazes que vieram mais tarde de Cabo Verde, para cursos profissionais — a pedido da Associação Maense em Portugal — não foram ainda avaliados e continuam a recuperar matérias das disciplinas. O 2.º semestre, do ano lectivo de 2024/25, começou em 3 de Fevereiro; e esperamos que todos os estudantes melhorem o seu desempenho escolar. A maior parte dos estudantes frequentam o Desporto Escolar, às quartas-feiras de tarde.
ARRANJOS — Este é um sector da nossa Casa que também precisa de muita atenção, ao longo da semana, para além de se ir arranjando o que temos e nos vão dando. Nos vários quartos da casa-mãe, do primeiro andar e do rés-do-chão, foram outra vez colocadas as fotografias de cada Rapaz para facilitar os serviços. Foram comprados uns candeeiros simples, carregados com USB [Universal Serial Bus] para os Rapazes menores, pois estes não são ligados à corrente eléctrica e os anteriores partiram nas molas, sendo reaproveitados para outras camas. No edifício do 'lar', dos mais crescidos, foram postas prateleiras num armário e colocados dois bancos compridos arranjados nos átrios interiores. Tiveram de ser consertados problemas nas tubagens ligadas ao termoacumulador, da água quente, para que continuasse a chegar ao primeiro andar e ao rés-do-chão. A nova máquina de aquecimento da água do edifício do 'lar' tem sido verificada. Na câmara de conservação da nossa despensa foi consertada uma avaria. Um vaso novo com uma cica [Cycas revoluta],oferecida por amigos, foi posto na base do monumento com o busto de Pai Américo, na Avenida Dr. Dias da Silva, em Coimbra, próximo dos Franciscanos e a caminho do nosso Lar. Foram limpas as ervas dos quintais do Lar do Gaiato de Coimbra. Foram colocadas lâmpadas novas num corredor deste prédio. Tendo havido outro pedido de alojamento, de um estudante de Timor-Leste a fazer Mestrado, foi preciso mobilar um quarto deste Lar universitário, noutro piso, cujas instalações na Travessa Padre Américo, n.º 7, actualmente acolhem estudantes timorenses do ensino superior.
AGROPECUÁRIA — Nos vários campos da nossa Quinta onde foi semeada a aveia, a germinação foi razoável e vêem-se belos mantos verdes, esperando que cresça bem. Foram podadas árvores e arbustos, na nossa quinta de cima. Foram amarradas as videiras com vimes nossos e postas canas nalgumas videiras.Foram plantadas mais alfaces na nossa estufa para as saladas. Têm sido apanhadas couves tronchudas na horta para a sopa. Vão sendo colhidas tangerinas e laranjas no pomar de citrinos. No nosso quintal da Tia Adelina, foram podadas as oliveiras e outras árvores; e aí temos um belo sobreiro antigo e um viçoso loureiro. Nesse quintal, terão de ser plantados outros castanheiros, pois alguns não vingaram. Os nossos jardins no Largo de S. Brás e junto à nossa Capela foram arranjados. Foram replantadas mais oliveiras no nosso terreno no Olheiro. Tirou-se o estrume do ovil, foi desparasitado e pôs-se mato na cama, cortado nos nossos montes. Foram compradas dez novas galinhas poedeiras, para rejuvenescer o nosso galinheiro.
PARTILHAS E CONTACTOS — Os nossos amigos e amigas, quando podem, vão-nos enviando e entregando as suas ajudas, em donativos e bens necessários, pelo que temos de agradecer muito a sua amizade e generosidade. Muito obrigado! É importante que a campanha de novos assinantes continue em marcha, pelo que pedimos aos leitores d´O Gaiato que passem recado e arranjem novas assinaturas. Morada e contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, Largo de S. Brás, N.º 15, 3220-034 Miranda do Corvo; telefone: 239 532 125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda