
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
85.º ANIVERSÁRIO DA NOSSA CASA DO GAIATO — No dia 7 de Janeiro, terça-feira, a nossa Casa do Gaiato — chamada no início Casa de Repouso do Gaiato Pobre — celebrou 85 anos, pelo que participámos, com alguns colaboradores, na Missa festiva do Santíssimo Nome de Jesus, presidida pelo nosso Padre Manuel, em que rezamos por todos aqueles que viveram nesta Casa e nos ajudaram. Depois, cantamos os parabéns! No jantar da Comunidade, também houve bolos, oferecidos por amigos do norte e que agradecemos. Muitos parabéns à nossa Casa do Gaiato!
PARTILHAS E CONTACTOS — No início deste novo ano, que todos esperamos de paz, continuamos a receber bens necessários, principalmente de campanhas efectuadas, pelo que exprimimos aqui a nossa gratidão. Uma parte dos alimentos seguirá quando for possível para a nossa Casa do Gaiato de Benguela. Já seguiu a maioria dos recibos dos donativos, ao abrigo da lei do mecenato. Muito obrigado! Saúde para os nossos amigos e amigas, cujas intenções lembramos nas Missas! A nossa morada e os nossos contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo — Casa do Gaiato, Largo de S. Brás, N.º15 — 3220-034 Miranda do Corvo — Coimbra; telefone: 239 532 125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com
AGROPECUÁRIA — Da nossa produção, foram transportados 254 fardos de palha para os animais da Casa do Gaiato de Beire. Foram plantados dois tabuleiros de alfaces na estufa. Foram comprados 50 sacos de sementes de aveia e semeados em vários terrenos: terra do poço novo, terra nova, terra dos grilos (campinho), terra do Ti Jaime, terra do olival dos poços. Os corvos andaram por lá. Têm sido apanhadas couves tronchas na horta. Temos comido tangerinas e laranjas, colhidas no pomar, mais de um padre amigo. Foram capinados a terra nova,a vessada e o pomar. Começaram as podas: videiras das latadas e fruteiras do pomar.
CRISMA DE RAPAZES — Em 3 de Janeiro, os crismandos tiveram Confissões na igreja matriz. No dia 12 de Janeiro, pelas 16 horas, na igreja matriz da Vila, cheia, participámos na Missa Dominical, em que houve a administração do sacramento da Confirmação, pelo senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio. Foram crismados muito jovens da Unidade Pastoral de Miranda do Corvo, entre os quais três Rapazes da nossa Casa: Marcelino, Adimir e Neio. Alguns familiares, especialmente as suas mães — Colette, Ângela e Lilian — vieram de véspera e dormiram cá. Foi uma festa muito bonita, em que a nossa Comunidade também participou com o nosso Padre Manuel, sendo tiradas fotografias. No almoço, no nosso refeitório cheio, tivemos a presença muito amiga de familiares do falecido prof. Martinho (de Paço de Sousa), que vieram entregar um donativo da venda de livros. Bem-hajam! Depois da Missa, houve uma boa merenda, em que houve bolos de festa. As colaboradoras da cozinha vieram ajudar. Depois, foram levados a Coimbra os parentes dos Rapazes crismados, para seguirem de autocarro para Lisboa. Valeu bem a pena este lindo dia de Domingo, pois a vida espiritual é muito importante na nossa Obra da Rua!
Rapazes de Miranda