
MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
PARTIU O PADRE ACÍLIO — Depois de ter sofrido uma queda, o nosso Padre Acílio faleceu no dia 13 de Setembro, sexta-feira, com 92 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Teve uma longa vida, dedicando 67 anos de vida sacerdotal aos Rapazes da rua e aos Pobres. Nasceu em 8 de Março de 1932, em Mira, Diocese de Coimbra, filho de João da Cruz Fernandes e de Rosa Augusta Domingues. Em 9 de Outubro de 1945, entrou no Seminário Menor da Figueira da Foz. Depois, frequentou o Seminário Maior de Coimbra; e foi ordenado Presbítero em 15 de Agosto de 1957, na Sé Nova de Coimbra, por D. Ernesto Sena de Oliveira, Bispo de Coimbra. Em Setembro de 1957, foi enviado para a Casa do Gaiato de Setúbal, na qual foi o responsável até 2020; mas, com um intervalo entre 2001 e 2009, em que foi o orientador da Obra da Rua, na Casa do Gaiato de Paço de Sousa. Dedicou os seus últimos anos ao Património dos Pobres. No dia 14 de Setembro, o Cardeal D. Américo, Bispo de Setúbal, presidiu a uma Eucaristia na Capela da Casa do Gaiato de Setúbal. O seu funeral realizou-se no dia 15 de Setembro, Domingo, pelas 15 horas, na Igreja de Santa Maria – Catedral de Setúbal, com Missa de corpo presente, presidida pelo Padre José João Lobato, Vigário-Geral Emérito de Setúbal, que na homilia traçou um perfil do Padre Acílio, no serviço aos pobres. Na Missa exequial participaram muitos fiéis amigos e concelebraram duas dezenas de sacerdotes, entre os quais os Padres que servem na Obra da Rua em Portugal, o Vigário-Geral de Setúbal e o Vigário-Geral de Coimbra, em representação do Bispo de Coimbra. Depois, com grande acompanhamento e rostos de tristeza dos amigos e gaiatos que cantaram, foi sepultado no cemitério da Senhora da Piedade (cemitério velho), em Setúbal. A nossa comunidade, que também se fez representar, apresenta à sua família as nossas condolências e pede a Deus pelo seu eterno descanso.
FALECEU O PAI DO PADRE ALFREDO — No dia 21 de Setembro, sábado, no Hospital Padre Américo, em Penafiel, faleceu o sr. Joaquim Meireles da Costa, pai do nosso Padre José Alfredo, responsável do Calvário e da Casa do Gaiato de Beire. Nasceu a 28 de Julho de 1936 e pai de 6 filhos. A Missa do funeral foi na igreja antiga de Seroa — Paços de Ferreira, pelas 15 horas, sendo presidida por D. Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto. Participaram muitos amigos, vários sacerdotes da Diocese do Porto e os Padres ao serviço da Obra da Rua. O Padre Alfredo, no final da Missa, disse umas palavras sobre a vida de seu pai, como homem simples e de trabalho. Foi a sepultar no cemitério paroquial, junto a essa igreja. A nossa comunidade apresenta sentidos pêsames aos seus familiares e reza a Deus pelo seu descanso eterno.
PARTILHAS E CONTACTOS — Agradecemos muito as partilhas que nos chegaram na última quinzena, pois ajudam a pagar as facturas, como a instalação da bomba de calor e do painel solar, no edifício do 'lar'. Bem-hajam! Na campanha de novos assinantes do jornal O GAIATO, registamos mais uma leitora: Dália – Figueira de Lorvão. Obrigado! A nossa morada e os nossos contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, Largo de S. Brás – N.º 15, 3220-034 Miranda do Corvo; telef.: 239 532 125; correio electrónico: gaiatomiranda@gmail.com
Rapazes de Miranda