MIRANDA DO CORVO - COIMBRA

SEMANA SANTA 2025 — Durante 40 dias, desde a Quarta-feira de Cinzas, em 5 de Março, os cristãos foram chamados para a preparação da grande festa da Páscoa 2025. Na nossa Família, neste Ano Jubilar, vivemos a Semana SantaSemana Maior, conforme a Santa Igreja propõe, ao nosso jeito. Assim, a 13 de Abril, participámos na Missa do Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, tendo sido benzidos os ramos de oliveira junto ao nosso Cruzeiro, no Largo, para recordar a entrada de Jesus em Jerusalém, pobre – num jumentinho. Depois, a 15 de Abril, terça-feira, em que choveu muito, deslocámo-nos até ao Santuário de Fátima. Na Capela da Reconciliação, confessámo-nos; a seguir, descemos pelo recinto do Santuário e fomos rezar o Terço do Rosário, na Capelinha das Aparições; e, às 12h30, participámos na Missa, pedindo pelas nossas intenções e dos nossos amigos. A seguir, comemos do almoço (sandes, sumos e fruta) que levámos, no átrio do Centro Pastoral Paulo VI. Este dia espiritual, sob a protecção de Nossa Senhora, continuou com visitas às casas dos Pastorinhos de Fátima – Santos Francisco e Jacinta, e Irmã Lúcia, em Aljustrel, que nos prenderam muito a atenção! Foi um dia muito feliz para a nossa Comunidade, pelo bem recebido! Na Quinta-Feira Santa, às 21 horas, participámos na Missa da Ceia do Senhor na igreja matriz de Miranda do Corvo, tendo o Pároco chamado 12 Rapazes da nossa Casa para o lava-pés, o que foi significativo! Na Sexta-Feira Santa, participámos na Celebração da Paixão do Senhor, na nossa Casa, em que beijámos a cruz de Jesus, pois toda a nossa glória está na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo! Chegou, então, a noite da solene Vigília Pascal, pelas 21 horas, na igreja matriz, em que participámos com alguns familiares nossos nessa Missa, longa e muito festiva, em que as campainhas anunciaram a Ressurreição de Jesus! A 20 de Abril, em nossa Casa, participámos na Missa do Dia de Páscoa, com muita alegria! Nas celebrações referidas, o nosso Padre Manuel presidiu em Casa e concelebrou nas outras. Nas refeições, saboreámos especialmente arroz doce, folares, natas e ovos de chocolate. Nestes dias próximos e de Páscoa, vieram ficar connosco vários parentes de alguns Rapazes: Colette, mãe do Marcelino, Norberto e Banora; Dulcínea, mãe do Sudewerton, e 2 irmãos; Ângela, mãe do Adimir; e Laurinda, mãe do João Armindo, e irmã. De referir que, antes, tivemos também visitas de vários Rapazes que viveram na nossa Casa: de Odivelas – Amadú, Celestino (com Higino), Crino, Nadú e Rivaldo (12 de Abril); da Suíça – Úmaro (17 de Abril). Esta Casa também é vossa, pois todos os gaiatos da Obra da Rua são irmãos – para sempre! Feliz tempo pascal do Senhor Jesus Cristo ressuscitado!

PEREGRINAÇÃO JUBILAR DA UNIDADE PASTORAL DA MEALHADA — Vale a pena registar nesta coluna as palavras do Padre Rodolfo, Pároco desta Unidade Pastoral, publicadas a 30 de Abril, no facebook: «Ontem, a nossa Unidade Pastoral da Mealhada viveu um momento belo, intenso e profundo desta Quaresma, em Ano Jubilar. Mais de 250 pessoas, entre as quais jovens e crianças, visitaram, contactaram e rezaram com pessoas que vivem duas realidades de uma Igreja que se alimenta da esperança que não engana, a esperança que Jesus é para quem n'Ele confia e n'Ele vive: a Casa do Gaiato de Miranda do Corvo [fundada pelo Venerável Padre Américo] e as Criaditas dos Pobres, de Coimbra. Com simplicidade e, ao mesmo tempo, profundidade, vivemos uma bela, harmoniosa e gratificante experiência de Igreja. Deus seja louvado!». De referir, que também vieram o Sr. Padre Luciano, o Diácono Laranjeira e o seminarista David, entre tantos e bons amigos. Desde crianças a velhinhos, todos gostaram muito e aguentaram toda a peregrinação, como a subida da ladeira do Calvário. Obrigado à GNR, que acompanhou o percurso dos autocarros pela Vila. A todos os nossos amigos e amigas da Unidade Pastoral da Mealhada, o nosso muito obrigado por este dia tão feliz desta Peregrinação Jubilar à nossa Casa do Gaiato, numa comunhão de famílias!

25 ANOS DA MORTE DE PADRE HORÁCIO — A nossa Casa do Gaiato e a Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Centro organizaram uma homenagem ao nosso Padre Horácio, no 25.º aniversário do seu falecimento, que ocorre em 6 de Maio deste ano, na terra da sua naturalidade – Lentisqueira (Mira). Assim, o programa é o seguinte: 11h 30 – Eucaristia, na Capela da Lentisqueira, presidida pelo senhor Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes; 12h 30 – Romagem à sua campa, no cemitério local; 13h 00 – Almoço, no Centro de Dia da Lentisqueira.

Rapazes de Miranda