MIRANDA DO CORVO

CATEQUESE — A frequência da Catequese é importante para nós, pois somos uma família católica. Assim, os médios têm Catequese às sextas-feiras, às 19horas, e os pequenos aos sábados, às 18 horas. A 2 de Dezembro, o grupo dos mais crescidos participou numa actividade de Catequese, às 21 horas, próximo da igreja matriz, com os catequistas e colegas. No dia 3 de Dezembro, Domingo, pelas 10h 30, na igreja matriz de Miranda do Corvo, quatro Rapazes — Banora, Sudewerton, Ladilson e Dércio — fizeram a Festa da Palavra, recebendo a Bíblia Sagrada (que devem ler aos pouquinhos…), na Eucaristia, concelebrada pelo Padre Quintino e pelo nosso Padre Manuel. O sr. Padre Pedro confessou-os, a 29 de Novembro. De véspera, vieram três mães e uma avó, mais dois pequenotes, que dormiram no nosso edifício a nascente. O almoço de Domingo, às 13 horas, da responsabilidade da senhora D. Nazaré, foi outro momento feliz para a nossa comunidade, depois da Missa!

ESCOLAS E ESTUDO — No Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, que a maioria dos Rapazes desta Casa do Gaiato frequenta, a interrupção lectiva natalícia decorre de 22 de Dezembro a 2 de Janeiro, sendo menor, devido à organização semestral do calendário lectivo 2023/2024. Temos estudo depois das aulas, à tarde, com os professores Paulo e Pedro. Uma parte dos Rapazes apresentou belos Presépios na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, que frequentamos, o que foi uma boa ideia para marcar os 800 anos do Presépio de S. Francisco de Assis. Nessa pausa, visitaremos os nossos familiares.

AGROPECUÁRIA —No início deDezembro, continuaram os dias de sol e frio. Como têm caído muitas folhas, continuaram-se a varrer nos nossos arruamentos e a levá-las para a estrumeira. Também se continuou a podar mais oliveiras. Na nossa horta, já se cortaram couves tronchudas para a sopa; e na estufa as alfaces estão a ficar prontas para as saladas. Do pomar de citrinos, a poente, vão-se colhendo tangerinas para as sobremesas, embora alguns Rapazes matreiros vão comendo das árvores… Da Cooperativa Agrícola de Coimbra, vieram técnicos de saúde animal tratar dos nossos ovinos, o que agradecemos; e uma ovelha teve uma cria bonita! Um casal muito amigo, da Pampilhosa (sr. Mário Gaspar e D. Celeste), respondeu bem ao pedido de galináceos, trazendo-nos dez galinhas poedeiras crescidas. Muito obrigado!

LAR DO GAIATO DE COIMBRA — No nosso Lar universitário em Coimbra, foi acolhido mais um jovem estudante timorense, o Sérgio, a frequentar Química Medicinal. A comunidade é chamada a ser responsável por este cantinho bem situado, pelo que estão em regime de comodato, considerando a falta e o custo dos alojamentos nesta velha cidade de estudantes.

EDUCAÇÃO MUSICAL — Aos sábados de manhã (10-12h), temos aprendizagem de Música, em dois grupos, com a nossa prof.ª Maria João, o que é uma mais-valia na nossa formação, que devemos aproveitar, portando-nos bem.

DESPORTO — Os Rapazes frequentam o Desporto escolar, na Escola Secundária de Miranda do Corvo, às quartas-feiras de tarde, predominando o atletismo, com o prof. Pedro Amorim. Aos sábados de tarde (15 horas), temos treinos e jogos de futebol, com o Marcelo, no campo grande. Nos recreios, jogámos muito à bola e matrecos. Precisamos de bolas de futebol e raquetes de pingue-pongue.

PARTILHAS E CONTACTOS — A nossa Casa agradece muito as partilhas que nos vão dando. De géneros alimentares e outros bens, notamos várias entregas, entre outros, de amigos e amigas: Sapataria Santa Catarina e duas irmãs de Miranda do Corvo, casal da Pedreira (Rio de Vide), Farmácia S. Sebastião (Coimbra), McDonald's — Coimbra, casal de Coimbra, empresário de Espite (Ourém). Bem-hajam! Assuntos da Campanha de assinantes e desta Casa do Gaiato em Miranda do Corvo com o Lar do Gaiato em Coimbra: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo, tlf. 239 532 125, correio electrónico — gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda