MIRANDA DO CORVO

AGROPECUÁRIA - Na segunda quinzena de Maio e início de Junho, continuou o tempo seco. Na cultura da aveia, da família das Gramíneas, os caules e os grãos vão amarelecendo, pelo que o corte não poderá tardar. Em dois dos nossos campos de baixa (terra nova e lameiro), foi colocado estrume do curral das ovelhas e da estrumeira; depois, esses terrenos foram lavrados e fresados, e fez-
-se a sementeira de milho-grão (dois sacos, comprados). As alfaces plantas na horta estão bonitas e temos apanhado ainda alfaces da estufa para as saladas, de que gostamos muito. Foram plantados espinafres. Tivemos boas e grandes cebolas, que foram apanhadas e dependuradas em molhos. Foram sachadas e adubadas as batateiras. Fizeram-se mais tratamentos fitossanitários nas videiras e batateiras. As couves e outras hortícolas têm sido sachadas, até porque a junça é uma infestante que surge muito na horta. Os tomateiros foram estacados. Os morangueiros têm produzido para uma sobremesa da comunidade, ao Domingo. Foram colhidas as nêsperas, em duas árvores. Foram cortadas as ervas do nosso campo de futebol; e foi cortada a relva nos vários jardins da nossa Casa, em cima e em baixo da nossa Quinta de S. Braz. Além das palhas e dos restos, tem de se comprar rações para os animais. Temos um rebanho com 16 ovinos, de que fazem parte três lindos cordeiros (um negro e dois brancos); e que precisam de ser tosquiados. Estamos a necessitar de galinhas poedeiras. Nasceu uma ninhada de gatinhos, no barraco da lenha.

ARRANJOS - Tem continuado o arranjo da parede frontal na entrada antiga da nossa Casa do Gaiato, junto à Rua com este nome. Assim, para manter o painel de azulejos (a precisar de restauro) com o símbolo da Obra da Rua, foi levantada uma parede com os mesmos traços à frente da parede antiga, devido às fissuras. Para o escoamento da água, foram colocados tubos. Na base do canteiro, foram aplicados mosaicos (que nos deram). Ainda faltam mais arranjos nesta obra, cuja necessidade era evidente e considerando que Pai Américo e os primeiros Rapazes usaram esta entrada e escadaria, que tem 40 degraus. A nossa Casa foi fundada em 1940!

ESCOLAS E ESTUDO - O 3.º período do ano lectivo 2021/22 está a aproximar-se do fim e as aulas terminam em datas diferentes conforme os anos de escolaridade. Nesta recta final, a malta tem de dar o máximo na Escola, aproveitar no estudo e ter bom comportamento. Em Maio e Junho, houve várias visitas de estudo escolares. As aulas do 9.º, 11.º e 12.º ano terminaram a 7 de Junho, pelo que os quatro Rapazes do 9.º ano ficaram em casa a estudar para os exames de Matemática e Português. Outros Rapazes terminam a meio de Junho e os Rapazes do 1.º ciclo terminam no final deste mês. O Betinho, que regressou à sua família, seguiu a 1 de Junho para um hotel na Quarteira - Loulé, onde está a fazer estágio de Cozinha - 12.º ano. O N. Rocha esteve em Sevilha (Espanha), nas Irmãzinhas dos Pobres, de 24 de Abril a 22 de Maio, a fazer um estágio Erasmus de Técnico Auxiliar de Saúde - 12.º ano e teve boa nota. O Nadú encontra-se também em Sevilha, de 22 de Maio a 17 de Junho, a fazer um estágio de Saúde - 11.º ano. Os nossos parabéns!!

PARTILHAS, CAMPANHA DE ASSINANTES E CONTACTOS- Nesta coluna da primeira Casa da nossa Obra, agradecemos as ajudas que foram chegando para pagar as facturas desta Casa, que são muitas: electricidade, gás, combustíveis, seguros, etc.; e, agora, o conserto do tractor (a pagar...), indispensável para a nossa actividade agrária. Também temos recebido bens alimentares. Muito obrigado e saúde para os nossos amigos e amigas! Na nossa campanha de novos leitores, foi inscrito o amigo Padre José Jorge, na Casa Sacerdotal do Porto, que deseja dinamizar a leitura d´O GAIATO nessa família de sacerdotes. Bem-haja! Os contactos e dados da nossa Casa são os seguintes: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; Número de identificação fiscal - 500 788 898; telefone - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com

DIA DA GNR DE COIMBRA - Conforme foi muito divulgado nas redes sociais e na imprensa, o Dia do Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana este ano decorreu em Miranda do Corvo e Coimbra, tendo a nossa Casa do Gaiato sido convidada a participar nos vários momentos, em três dias: 3 de Junho, 10 horas - os nossos Rapazes do 1.º ciclo assistiram com os colegas a uma demonstração de meios, na Alameda das Moitas; 17 horas - A nossa comunidade participou na Missa solene, na Igreja Matriz de Miranda do Corvo, presidida pelo Bispo de Coimbra, Sr. D. Virgílio, concelebrando o nosso Padre Manuel, o Pároco e o Capelão. 4 de Junho, 11 horas - Quatro dos nossos pequenitos (Banora, Sudewerton, Ladilson e Dércio) desfilaram (no corpo infantil)no final da cerimónia militar das forças em parada da GNR Coimbra, presidida pelo Major General Francisco Rijo, na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo. 5 de Junho, Domingo, 18 horas - A nossa comunidade esteve presente no memorável Concerto Solidário da Banda Sinfónica da GNR, dirigido pelo maestro João Silva, sargento-mor, no Grande Auditório do Convento de S. Francisco, em Coimbra, com entrada gratuita de cerca de mil pessoas, para angariação de fundos a favor da nossa Casa do Gaiato. No final deste excelente concerto, muito aplaudido, o nosso Padre Manuel, com o Marcelino e o Banora, agradeceu a todos e entregaram um certificado de mecenato ao Comandante Territorial de Coimbra da GNR, Coronel Henrique Armindo, num gesto de gratidão! No dia 7 de Junho, pelas 15 horas, o Sr. Comandante da GNR veio entregar-nos o valor dos donativos recolhidos, a comitiva efectuou uma visita simpática às nossas instalações; e deixaram a nossa Casa de coração cheio pela alegria e gratidão. O nosso bem-hajam.

Rapazes de Miranda