
MIRANDA DO CORVO
DA SEMANA SANTA 2022 - No Santuário de Fátima, aquando das Confissões, visitámos a exposição Os rostos de Fátima e a Casa das Candeias, de Francisco e Jacinta Marto. Depois, na Semana Santa, celebrámos o Tríduo Pascal, de 14 a 17 de Abril: Quinta-feira Santa - Missa vespertina da Ceia do Senhor (19h); Sexta-feira Santa - celebração da paixão do Senhor (15h), Via-sacra (19h); Sábado Santo - Vigília Pascal (20h); Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor - Missa do Dia (10h). A nossa Semana Santa foi vivida com fé em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado, que morreu para nos salvar! Como é geral, andamos preocupados com a guerra na Ucrânia. Especialmente as refeições depois da Vigília pascal e no Domingo de Páscoa foram muito saborosas e de alegria, com a sobremesa mais apreciada - o arroz doce - e os ovos de chocolate (que agradecemos). Feliz tempo pascal, com muita saúde e paz no mundo!
ESCOLAS - Tendo terminado o 2.º período deste ano lectivo 2021/22, foram conhecidas as nossas notas desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e na Escola Beira Aguieira - Penacova (Betinho - 12.º Cozinha) O panorama geral é positivo, tendo vários Rapazes bons resultados, outros satisfatórios e alguns com negas, a quem se exige mais aplicação. O N'Goteló Rocha foi autorizado oficialmente a fazer um estágio internacional (Erasmus), no 12.º ano de Saúde, em Sevilha (Espanha), e desejamos que corra bem.
ARRANJOS - Uma nova caixa com tampa, já pronta, tem de ser feita num sítio da canalização da água (que vem da nossa mina), junto a um ribeirito próximo, nos Bujos. Foram substituídas várias lâmpadas. A antiga entrada da nossa Casa do Gaiato, junto à Rua com este nome, que dá acesso à escadaria americana (de Pai Américo!), respeitando a nossa história de mais oito décadas, começou a ser arranjada, tendo-se começado por consertar a velha ramada e depois colocados materiais novos para a segurar melhor. Como acontecerá aos ferros, os muros desta entrada foram limpos, para serem arranjados e pintados. O símbolo da Obra da Rua - o Quim mau - em azulejo tem de ser restaurado.
AGROPECUÁRIA - Na segunda quinzena de Abril, foi chovendo. Nos nossos campos de aveia, infelizmente têm crescido ervas daninhas. Continuámos a colher alfaces e foram plantados mais de quatro centenas de pés, fora da estufa. As nossas boas cebolas serão apanhadas e outras ficam a crescer. Tendo ficado pronto o conserto do tractor (a pagar...), plantaram-se com alfaias vários regos de batata na nossa horta. Aqui, junto às torneiras de água, foram semeados canteiros de agriões e salsa. Os talhões de morangos têm dado frutos saborosos, que são para todos nós. Continuou-se a tirar estrume do curral das ovelhas e carregado no atrelado para o lameiro. Nasceu um lindo cordeirito, que ficou com a ovelha-mãe noutra corte.
PARTILHAS e CONTACTOS- Neste tempo de Páscoa, agradecemos muito aos nossos amigos e amigas que nos têm enviado as suas ajudas para que esta Casa vá pagando as suas contas, bem como os bens alimentares. Bem-hajam! Todos lembramos no Terço e na Missa. A nossa campanha de novos leitores d´O GAIATO não deve ficar sem notícias, pelo que pedimos a cada assinante que nos traga outro leitor. Os nossos contactos: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com. IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898.
Rapazes de Miranda