MIRANDA DO CORVO

REUNIÃO DOS NOSSOS PADRES - Nos dias 27 e 28 de Janeiro, no Convento de Avessadas (Marco de Canaveses), estiveram reunidos os nossos Padres, da Obra de Pai Américo, para tratar de assuntos importantes. Participaram os seguintes Padres, em serviço na Obra da Rua: Júlio, Telmo, Acílio, Manuel, Rafael, A. Joaquim, Fernando, J. Alfredo. Foram acompanhados pelo Sr. D. Armando, Bispo-Auxiliar do Porto. Este ano a Igreja está a preparar um Sínodo, pelo que veio a propósito este grande encontro. Actualmente, a nossa Obra tem Casas para Rapazes e Doentes em Portugal e Angola, e ajuda pobres.

PADRE HORÁCIO - A 28 de Janeiro, o nosso Padre Horácio celebraria 98 anos, pois nasceu nesse dia, em 1924, sendo natural da Lentisqueira (Mira). Foi rezada Missa por sua intenção e que descanse em paz com Deus! Foi enviado pelo Bispo de Coimbra para a Obra da Rua, em Miranda do Corvo e Coimbra, em Setembro de 1950, sendo responsável por esta Casa até 20 de Junho de 1992. Faleceu a 6 de Maio de 2000, com 76 anos, em Setúbal. O lema inscrito na sua campa é: paz e bem!

SAÚDE - A situação pandémica tem continuado difícil. Devido a casos de covid-19 nas escolas, tiveram de ser testados vários Rapazes, pelo que ficaram alguns isolados e outros resultados foram negativos. Agradecemos muito aos nossos amigos que nos têm dado máscaras e desinfectantes, respondendo ao nosso apelo. Bem-hajam!

ARRANJOS - O piso do nosso campo de ténis, onde jogamos futebol, como estava com muitos buracos, teve de ser arranjado, tapando mais uma vez esses sítios com cimento. Temos muita pena, mas não vemos possibilidade de pôr um piso próprio para praticarmos desporto, que tanto gostamos nas horas dos recreios. Foi comprada uma impressora para a nossa Escola - Centro de Estudo, na qual ficam centralizadas as impressões e fotocópias, evitando assim comprar toner para os computadores das salas.

AGROPECUÁRIA - Na segunda quinzena de Janeiro, continuou o tempo frio e seco. Não foi possível preparar a sementeira da aveia nos nossos campos lavrados, pois o nosso tractor teve de ir outra vez para a oficina. Foram comprados mais sacos de sementes de aveia e adubo. Na nossa horta, temos couves serranas, tronchudas, cebolo e salsa. Na nossa estufa, foram plantadas mais alfaces e apanharam-se vários pés para as saladas. Continuaram-se as podas: dos kiwis, nos bardos a poente; e das oliveiras novas, na terra do gaiato. Entretanto, foram cortados os ramos de vimes nesse sítio; e amarradas as videiras e os kiwis. Foram limpas as bordas da horta, cortadas as ervas nos socalcos a poente e adubadas as videiras, os kiwis e as oliveiras novas. Temos apanhado muitas tangerinas e laranjas; e todos os dias comemos citrinos e kiwis, pois fazem bem à saúde e gostamos muito. Nasceram três cordeirinhos, de duas ovelhas, mas não resistiram, infelizmente.

PARTILHAS E CAMPANHA DE ASSINANTES - Nesta coluna, é com muita gratidão que deixamos os nossos sinceros e vivos agradecimentos a todos os nossos amigos e amigas que nos deram bens necessários para esta Família, pois assim recebemos parte dos alimentos essenciais. Têm muito significado também outras ajudas recebidas, principalmente por transferências bancárias, para pagar as despesas desta Casa do Gaiato. Os respectivos recibos, ao abrigo da lei do mecenato, foram enviados via CTT. Bem-hajam e muita saúde!

Foi inscrita uma nova assinante: Maria Otília - Penela. Em Missas Dominicais de 30 de Janeiro - nas Paróquias de Vila Verde, Maiorca e Alhadas (Figueira da Foz) - o nosso Padre Manuel também divulgou o nosso jornal O GAIATO e a Causa de Beatificação de Pai Américo. Os nossos contactos: Obra da Rua - Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. - 239 532 125; IBAN - PT 50 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com

Rapazes de Miranda