
MIRANDA DO CORVO
VISITA DE BISPO AUXILIAR DO PORTO - No dia 16 de Outubro, sábado, esta Casa teve a alegria de uma visita canónica episcopal: do Sr. Armando Domingues, Bispo Auxiliar do Porto, em cujo programa também se encontravam as outras Casas da Obra da Rua, em Portugal. Chegou às 10h30, pontualmente, e teve a possibilidade de conhecer todos os Rapazes desta comunidade, a senhora D. Nazaré e vários colaboradores. Depois, foi percorrendo os espaços desta Casa, na Quinta de S. Braz: esteve nas salas de estudo, foi brindado com uma música, jogou matrecos, assistiu a momentos de futebol, viu os nossos quartos (casa-mãe, rés-do-chão e 1.º andar), a horta, o pomar, o gado, as oficinas e os nossos campos junto à rotunda Pai Américo. Pelas 13 horas, ao toque da sineta, aproximou-se do nosso refeitório, para um bom almoço com a nossa comunidade, em louça de festa, sendo de notar que serviu os pequenitos com carinho, após a bênção da mesa. De tarde, encontrou-se com colaboradores, viu o arquivo (organizado) dos processos dos Rapazes e reuniu com o nosso Padre Manuel sobre assuntos da nossa Casa. Pelas 16h30, presidiu à Missa vespertina, no salão, cantada e ao órgão (Leontino), falando na homilia do serviço na Igreja: Jesus veio para servir e dar a vida pela redenção de todos. Ainda nos disse da sua experiência de vida, sendo 11 irmãos. Seguiu-se uma saborosa merenda e a despedida por cada um de nós, em especial com um abracito do Banora (irmão do Norberto e do Marcelino - chefe da casa-mãe e acólito). Foi um dia cheio e feliz para a primeira família da Obra da Rua, fundada pelo Pai Américo há 81 anos. Um abraço muito amigo desta comunidade e saúde!
COMISSÃO JUSTIÇA E PAZ - A 7 de Outubro, às 19 horas, no Paço Episcopal de Coimbra, por convite amigo do Sr. Dr. J. A. Santos Cabral, Juiz aposentado, o nosso Padre Manuel representou a nossa Casa numa reunião da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Coimbra, na qual falou de Pai Américo e da Obra da Rua. Obrigado!
ARRANJOS - Continuou a tarefa de arranjar a entrada no barraco, tendo-se rebocado as paredes exteriores. Entretanto, enquanto não foi colocado o respectivo portão, foi arranjada a entrada do silo, ao lado, levantando uma parede e rebocando as paredes, para pôr outro portão.
AGROPECUÁRIA - Na segunda quinzena de Outubro continuaram mais dias de sol. Foi concluída a colheita das espigas de milho, que foram sendo levadas para o nosso celeiro, tendo-se contado no total: 236 cestos grandes, com cerca de 100 espigas cada, pelo que é só fazer a conta... Depois, teve início a apanha da azeitona, nalgumas oliveiras de cima e junto à rotunda. Esta tarefa é demorada, pois têm de se estender panos (redes) à volta das oliveiras, varejar manual e mecanicamente e recolher as azeitonas e ramos com frutos; depois, as azeitonas são erguidas num limpador. Na nossa horta, as couves tronchudas cresceram bem. Na nossa estufa, as alfaces também têm crescido. No pomar, temos continuado a apanhar diospiros, para as nossas sobremesas, desta caseira confraria do diospiro. Um cordeirito está crescido. As galinhas e o galo gostam de andar e debicar no nosso pomar, mas precisamos de mais galináceos, pois gostamos de ovos estrelados e pastelão.
CAMPANHA DE ASSINANTES D'O GAIATO - Têm vindo à nossa Casa vários amigos e amigas, a quem temos dado a conhecer o jornal da Obra da Rua. Esperamos que destes encontros e de outros surjam novos assinantes - leitores d'O Gaiato.
PARTILHA - Agradecemos muito aos nossos amigos as partilhas que têm sido enviadas para ajudar nas despesas da nossa Casa. Bem-hajam! Alguns funcionários bancários, em Coimbra, vieram pintar a parede norte do campo de futebol e trouxeram-nos uma boa merenda; e outros, de uma empresa de energia, deram-nos uma betoneira. Muito obrigado!
CONTACTOS - Para inscrição de novos assinantes do jornal O Gaiato e outros assuntos, eis os contactos: Obra da Rua ou Obra do Padre Américo, Casa do Gaiato, 3220-034 Miranda do Corvo; telef. - 239 532 125; correio electrónico - gaiatomiranda@gmail.com IBAN - PT50 0035 0468 00005577330 18; NIF - 500 788 898.
Rapazes de Miranda